dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Presente estudo teve como relevância o incentivo e a motivação junto aos
profissionais dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino
Fundamental Jose Batista de Sousa, localizada na cidade de Bernardino Batista-PB.
A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem foi desenvolvido
através do estudo de diversos teóricos da área. E a partir deste trabalho procuramos
investigar as causas da falta de estimulo e motivação para se trabalhar com um
material tao rico e importante como o lúdico. Parti do pressuposto que o processo de
interação estabelecido entre aluno/professor/desenvolvimento, possui um maior
índice de aprovação quando a criança se identifica com o que esta estudando e o
por que. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa.
O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário. Desta forma,
consideramos ainda que o lúdico e sua importância na sala de aula merecem
reflexões aprofundadas, principalmente nos anos iniciais onde se encontra a base
do processo educativo e também da formação da criança. Após analise dos dados,
chegou-se a conclusão de que os alunos não aprendem de forma lúdica, movidos de
um lado pela cultura que institui o ensino tradicional e do outro pela metodologia
inadequada com que educadores trabalham o conteúdo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13012 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-26T13:03:58Z |
|
dc.date.available |
2020-06-26 |
|
dc.date.available |
2020-06-26T13:03:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade - motivação |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades lúdicas |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness - motivation |
pt_BR |
dc.subject |
Playful activities |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABREU, Eugênia Abrantes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of playfulness in the teaching - learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABREU, Eugênia Abrantes de. A importância do lúdico no processo de ensino - aprendizagem. 2009. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |