dc.creator.ID |
SOUSA, F. L. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Idelsuite de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Ler e uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno e fator
fundamental em nossa sociedade, contudo as dificuldades que a rodeiam são
incontáveis. O presente trabalho tem como foco a Ieitura nos anos iniciais do Ensino
Fundamental e tem como objetivos: averiguar o posicionamento dos alunos sobre a sua
Ieitura e a Ieitura em âmbito escolar. A pesquisa, numa perspectiva qualitativa, foi
realizada com alunos do 5° ano de uma escola municipal da cidade de Sousa. Foi
utilizado como instrumento de coleta o questionário com a finalidade de compreender a
noção que os alunos tem sobre a Ieitura. Os dados foram fabulados e analisados com
base nos estudos de Martins (1998), Silva (1981). Pereira (1994). Os resultados deste
estudo mostram que a maioria dos alunos vê a Ieitura como exigência da escola e tem
dificuldade em compreender o sentido do texto. portanto a veem apenas como o ato de
decodificar os sinais gráficos. Parte dos alunos reconhece os benefícios que a Ieitura
proporciona, a importância e a necessidade de realiza-Ia diariamente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura: um convite à prática nos anos iniciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13015 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-26T13:39:27Z |
|
dc.date.available |
2020-06-26 |
|
dc.date.available |
2020-06-26T13:39:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Crianças-hábito de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Interpretação de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Decodificação da leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.subject |
Children-reading habit |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Interpretation |
pt_BR |
dc.subject |
Reading decoding |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Fernanda Lígia Ferreira de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading: an invitation to practice in the early years. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Fernanda Lígia Ferreira de. Leitura: um convite à prática nos anos iniciais. 2009. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |