dc.creator.ID |
NASCIMENTO, C. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente estudo trata-se de um trabalho direcionado ao Curso de Licenciatura Plena em
Pedagogia referente a conclusão da disciplina Praticas Docente nas Series Iniciais do Ensino
Fundamental da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras- PB. O
qual vem tratar da importância da Literatura Infantil no processo de formação do leitor,
como também possibilita uma reflexão ampla da pratica do professor mediante suas
atividades metodológicas, para tanto foi realizada uma pesquisa na Escola Municipal de
Ensino Fundamental Antonio Lacerda na Zona Rural do Município de Aparecida- PB,
envolvendo professores e alunos através de questionários para coleta de dados importantes
para o estudo, bem como realizamos uma pesquisa bibliográfica de diversos autores que
abordam a temática, neste, objetivamos analisar o processo de leitura a partir da utilização
da Literatura Infantil como instrumento de ensino- aprendizagem, destacando o uso do
material didático e o espaço físico para a realização de atividades literárias como também
investigar os elementos que interferem no habito da leitura. A escolha do tema partiu do
principio de que apesar de muitas discussões a respeito dos problemas que ha no processo de
formação do leitor, observamos que ainda ha uma necessidade de perceber a importância do
papel que a Literatura Infantil exerce junto com a leitura nas propostas de trabalho em sala
de aula. Sendo assim, pretendemos com este projeto, contribuir com os educadores
refletindo e ampliando propostas de trabalho que valorizem a capacidade do conhecimento
dos alunos, em especial a leitura que deve ser sempre uma pratica diária na sala de aula
fazendo com que a Literatura Infantil seja realmente um instrumento de formação na vida de
cada criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13020 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-26T15:51:15Z |
|
dc.date.available |
2020-06-26 |
|
dc.date.available |
2020-06-26T15:51:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Hábito de leitura- histórias infantis |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades literárias |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento psicológico da criança |
pt_BR |
dc.subject |
Child reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Reading habits - children's stories |
pt_BR |
dc.subject |
Literary activities |
pt_BR |
dc.subject |
Child psychological development |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Children's literature: when reading becomes pleasurable. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NASCIMENTO, Chirleia Benicio do. Literatura infantil: quando a leitura se torna prazerosa. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |