dc.creator.ID |
SILVA, C. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Na sociedade do conhecimento, e imprescindível que os indivíduos utilizem os saberes
da leitura e da escrita. Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o
processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar; realizada com 22
alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivos: analisar o acesso da
leitura e da escrita aos alunos dos anos iniciais; identificar a metodologia utilizada pelos
professores; verificar os auxílios didáticos que os professores utilizam para estimular a
leitura e a escrita; examinar os gêneros literários utilizados pelos professores. Para que
essa pesquisa fosse realizada, usamos como instrumentos de coleta de dados o
questionário com questões objetivas e dissertativas. A analise dos dados foi
fundamentada nos estudos de Cagliari (1997), Lerner (2002), Monteiro (2004), e outros
mais. Os resultados apontam que a escola vem enfrentando problemas, pelo fato dos
alunos sentirem dificuldades no ato de interpretar textos principalmente aqueles do
cotidiano; também a falta de acesso deles com diversos gêneros literários, acabam
prejudicando-os quando necessitam ler ou escrever algo para qualquer fim que se
destina. Conclui-se que a escola precisa criar condições para que as modalidades de
leitura e escrita possam ser adquiridas integralmente por todos os educandos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13021 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-26T16:02:45Z |
|
dc.date.available |
2020-06-26 |
|
dc.date.available |
2020-06-26T16:02:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Aquisição de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita dos educadores Relação- professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Written reading |
pt_BR |
dc.subject |
Acquisition of reading |
pt_BR |
dc.subject |
Educators' writing Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Learning to read and write |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Cícera da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The construction process of reading and writing in the school routine. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Cícera da. O processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |