DSpace/Manakin Repository

O processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Na sociedade do conhecimento, e imprescindível que os indivíduos utilizem os saberes da leitura e da escrita. Este estudo apresenta resultados de uma pesquisa sobre o processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar; realizada com 22 alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. Teve como objetivos: analisar o acesso da leitura e da escrita aos alunos dos anos iniciais; identificar a metodologia utilizada pelos professores; verificar os auxílios didáticos que os professores utilizam para estimular a leitura e a escrita; examinar os gêneros literários utilizados pelos professores. Para que essa pesquisa fosse realizada, usamos como instrumentos de coleta de dados o questionário com questões objetivas e dissertativas. A analise dos dados foi fundamentada nos estudos de Cagliari (1997), Lerner (2002), Monteiro (2004), e outros mais. Os resultados apontam que a escola vem enfrentando problemas, pelo fato dos alunos sentirem dificuldades no ato de interpretar textos principalmente aqueles do cotidiano; também a falta de acesso deles com diversos gêneros literários, acabam prejudicando-os quando necessitam ler ou escrever algo para qualquer fim que se destina. Conclui-se que a escola precisa criar condições para que as modalidades de leitura e escrita possam ser adquiridas integralmente por todos os educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13021
dc.date.accessioned 2020-06-26T16:02:45Z
dc.date.available 2020-06-26
dc.date.available 2020-06-26T16:02:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura escrita pt_BR
dc.subject Aquisição de leitura pt_BR
dc.subject Escrita dos educadores Relação- professor-aluno pt_BR
dc.subject Aprendizagem de leitura e escrita pt_BR
dc.subject Written reading pt_BR
dc.subject Acquisition of reading pt_BR
dc.subject Educators' writing Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Learning to read and write pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Cícera da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction process of reading and writing in the school routine. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Cícera da. O processo de construção da leitura e da escrita no cotidiano escolar. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta