dc.creator.ID |
SILVA, C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A alfabetização e uma etapa muito importante na vida das crianças, pois marca toda
sequencia escolar. E um processo que desperta interesse porque aponta os
caminhos percorridos por elas, na descoberta da língua escrita. Tendo como aporte
teórico principal os estudos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987), que indicam
os níveis percorridos pelas crianças na construção do processo da leitura e escrita,
esse trabalho monográfico teve como objetivos analisar a escrita das crianças em
fase de alfabetização e identificar os níveis em que se encontravam. A pesquisa foi
desenvolvida na Escola Municipal Galdino Pires Ferreira com alunos de uma turma
do 1° ano do Ensino Fundamental. O instrumento adotado para coleta de dados foi o
teste das quatro palavras e uma frase, que permitiu analisar e identificar o nível em
que cada criança se encontrava. Na turma, verificamos alunos em todos os níveis
descritos por Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1987). A analise permitiu evidenciar a
forma particular com que cada criança elabora e processa as informações que
recebe, e isso redimensionou o nosso olhar para compreender, não como se ensina,
mas sim como se aprende, considerando as diferenças e o ritmo de cada um para
atender as necessidades com intervenções adequadas, entendendo a alfabetização
como um processo natural do desenvolvimento da criança. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-02-27 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13023 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-26T16:46:39Z |
|
dc.date.available |
2020-06-26 |
|
dc.date.available |
2020-06-26T16:46:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita-séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura -séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Initial writing-series |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - initial series |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Cristina Gonçalves da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy: process of acquisition of reading and writing in the initial grades. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Cristina Gonçalves da. Alfabetização: processo de aquisição da leitura e da escrita nas séries iniciais. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |