dc.creator.ID |
LACERDA, E. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O estudo da temática/leitura e escrita no processo de alfabetização
desenvolvido na Escola Matilde de Castro Bandeira em Pombal-PB, teve como objetivo
de analisar e compreender as dificuldades dos alunos em exercer a leitura e escrita
de forma correta para a realização do estudo. Optei por uma pesquisa qualitativa, na
qual utilizei como instrumento de coleta de dados, testes de leitura, que foram
realizados individualmente, nos quais os alunos apresentaram diversos problemas
na maneira de ler. pois não pronunciam todas as palavras de forma correta, não
obedecem os sinais de pontuação, fazem a leitura lenta, não compreendem a
mensagem dos textos. O estudo aponta que os principais entraves do processo de
leitura e escrita, se dai pela a maneira que são desenvolvidas na escola, com
métodos inadequados, poucos recursos didáticos e a falta de ajuda da família. Esta
problemática exige que o educador trace metas, que estimule e desperte no aluno o
prazer pela a leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-02-27 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13025 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-26T17:25:30Z |
|
dc.date.available |
2020-06-26 |
|
dc.date.available |
2020-06-26T17:25:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Dinâmica de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escritas- concepções |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura- concepções |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Reading dynamics |
pt_BR |
dc.subject |
Writings - conceptions |
pt_BR |
dc.subject |
Reading- conceptions |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LACERDA, Edileusa Mota. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and writing in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LACERDA, Edileusa Mota. Leitura e escrita nos anos iniciais de ensino fundamental. 44f Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |