dc.creator.ID |
BARABOSA, F. D. D. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8775794522405582 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa intitulada A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais
do ensino fundamental e mais uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da
Universidade Federal de Campina Grande. Os dados foram coletados no Instituto Educacional
Ronaldo Gonçalves Sarmento, localizado na cidade de Lastro - PB e objetiva analisar como
ocorre a aprendizagem de matemática para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental.
Neste trabalho apresentamos reflexões sobre como esta se dando o ensino de matemática, bem
como apresentamos um resgate histórico acerca da construção numérica. O motivo de realizar
uma pesquisa sobre a aprendizagem de matemática deu-se pelo interesse em analisar o porque
de tantos alunos terem dificuldade em aprender a referida disciplina, alem de manifestarem o
desgosto por essa ciência. Portanto procuramos desmistificar alguns mitos relacionados a essa
disciplina, ou seja, apresentamos um repensar para o fazer matemático. A metodologia
utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa, ambas de cunho quantiqualitativo.
O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Desta forma, buscar-se-a
contribuir com este trabalho para a melhoria do ensino-aprendizagem transpondo os
obstáculos culturais que intitulam a matemática como sendo para poucos. Apos analise dos
dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não gostam de matemática, movidos de um
lado pela cultura que institui a matemática como ciência apenas para mentes privilegiadas e
do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo. Haja vista
que o aluno só vai se desenvolver matematicamente quando o professor for capaz de criar em
sua sala de aula um ambiente desafiador, para que os alunos possam construir seu
conhecimento usando a criatividade e a investigação e não fiquem apenas reproduzindo
técnicas e formulas que em nada contribuem para melhorar a aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-02-27 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13029 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-26T18:22:52Z |
|
dc.date.available |
2020-06-26 |
|
dc.date.available |
2020-06-26T18:22:52Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática- ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática- construção de conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Construção matemática- histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Math learning |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - knowledge construction |
pt_BR |
dc.subject |
Historical and mathematical construction |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Francisco Danilo Duarte. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Demystification in mathematics learning in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Francisco Danilo Duarte. A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 66f. Monografia -(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |