DSpace/Manakin Repository

A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARABOSA, F. D. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8775794522405582 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 pt_BR
dc.description.resumo Esta pesquisa intitulada A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e mais uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Os dados foram coletados no Instituto Educacional Ronaldo Gonçalves Sarmento, localizado na cidade de Lastro - PB e objetiva analisar como ocorre a aprendizagem de matemática para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Neste trabalho apresentamos reflexões sobre como esta se dando o ensino de matemática, bem como apresentamos um resgate histórico acerca da construção numérica. O motivo de realizar uma pesquisa sobre a aprendizagem de matemática deu-se pelo interesse em analisar o porque de tantos alunos terem dificuldade em aprender a referida disciplina, alem de manifestarem o desgosto por essa ciência. Portanto procuramos desmistificar alguns mitos relacionados a essa disciplina, ou seja, apresentamos um repensar para o fazer matemático. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa explicativa, ambas de cunho quantiqualitativo. O instrumento de coleta de dados foi o questionário. Desta forma, buscar-se-a contribuir com este trabalho para a melhoria do ensino-aprendizagem transpondo os obstáculos culturais que intitulam a matemática como sendo para poucos. Apos analise dos dados, chegou-se a conclusão de que os alunos não gostam de matemática, movidos de um lado pela cultura que institui a matemática como ciência apenas para mentes privilegiadas e do outro pela metodologia inadequada com que educadores trabalham o conteúdo. Haja vista que o aluno só vai se desenvolver matematicamente quando o professor for capaz de criar em sua sala de aula um ambiente desafiador, para que os alunos possam construir seu conhecimento usando a criatividade e a investigação e não fiquem apenas reproduzindo técnicas e formulas que em nada contribuem para melhorar a aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2009-02-27
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13029
dc.date.accessioned 2020-06-26T18:22:52Z
dc.date.available 2020-06-26
dc.date.available 2020-06-26T18:22:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática- ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem de matemática pt_BR
dc.subject Matemática- construção de conhecimento pt_BR
dc.subject Construção matemática- histórico pt_BR
dc.subject Mathematics - teaching pt_BR
dc.subject Math learning pt_BR
dc.subject Mathematics - knowledge construction pt_BR
dc.subject Historical and mathematical construction pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Francisco Danilo Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Demystification in mathematics learning in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Francisco Danilo Duarte. A desmistificação na aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. 66f. Monografia -(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta