dc.creator.ID |
SOUZA, F. A. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho aborda a importância da leitura na nossa vida que e antes de tudo um objeto
de ensino ao qual tem como finalidade formar seres humanos críticos capaz de ler
entrelinhas e assumir uma posição frente as diversas fontes de conhecimentos. Para isso,
e necessário que as escolas desenvolvam a pratica de leitura para as crianças e só assim
teremos pessoas informadas acerca dos acontecimentos da sociedade. Também
apresenta as dificuldades que os professores enfrentam no cotidiano com relação a
leitura desenvolvida pela escola, isto e os mesmos se preocupam muito com a
aprendizagem dos alunos porque eles não conseguem assimilar os conhecimentos de
forma clara e objetiva e por esse motivo acabam evadindo da escola. Por isso, o objetivo
geral e identificar as causas que dificultam a aprendizagem dos educandos na área da
leitura. Nesse caso, adotamos como metodologia, a observação e o questionário porque
através de um estudo sistematizado os educadores pudessem encontrar uma solução
para o problema. Outro fato preocupante na educação se refere a formação dos
professores e sua pratica de ensino. Neste contexto, os educadores não conseguem
desenvolver um ensino de qualidade porque os órgãos educacionais não disponibilizam
de recursos tecnológicos para as escolas e dessa forma compromete a qualidade do
ensino e o aluno e quem sai prejudicado porque não tem uma aprendizagem satisfatória.
Para o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos e analises dos dados
utilizamos o Estudo de Caso que teve como objetivo conhecer a escola, os professores,
alunos, funcionários e sua pratica de ensino. O questionário aplicado para os alunos teve
como finalidade adquirir informações de como esta a aprendizagem dos mesmos
referente a leitura. Já o questionário aplicado para os professores visa analisar como ele
esta desenvolvendo a pratica de leitura na sala de aula. Finalizando com o questionário
para o gestor que teve como objetivo saber como o mesmo esta auxiliando o professor
neste contexto e quais os projetos que a escola tem para tentar solucionar o problema
dos alunos com relação a leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-02-20 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13030 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-26T18:35:33Z |
|
dc.date.available |
2020-06-26 |
|
dc.date.available |
2020-06-26T18:35:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura- educandos |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - students |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Francisco de Assis Soares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The different uses of reading: from school to social context. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Francisco de Assis Soares de. Os diferentes usos da leitura: do contexto escolar ao social. 66f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |