DSpace/Manakin Repository

O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOPES, G. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3794778970892514 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos Santos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.lopes
dc.description.resumo Analisa o processo de mediação dos livros didáticos de Sociologia em escolas estaduais situadas no Cariri Paraibano, realizando uma discussão sobre os principais recursos didáticos presentes nas práticas pedagógicas do ensino de Sociologia. Esta pesquisa buscou analisar como os professores de Sociologia de escolas estaduais do Cariri Paraibano utilizam os manuais didáticos dessa disciplina, destacando os limites e as possibilidades nos processos de contextualização dos conteúdos ante a realidade dos alunos. Em realização aos subsídios teóricos, o trabalho se baseou nas discussões apresentadas por Simone Meucce (2000), Paulo Meksenas (1990), Guimarães, Neto, Assis (2012), os quais apresentam em suas obras discussões que fundamentam a discussão deste trabalho. Por via, metodológica adotamos o método qualitativo, e, como técnica para a construção dos dados, a aplicação de questionário, pesquisa bibliográfica e a observação de aulas. Com o retorno da Sociologia, ganhamos um meio de propagação do seu conhecimento, o livro didático, ferramenta fundamental para a disseminação de suas discussões, mas que cabe à figura do professor atribuir uso em sua prática. Procuramos analisar os recursos metodológicos e as práticas pedagógicas de ensino, para observar a mediação do livro didático de Sociologia no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que se trata de uma disciplina que objetiva, no Ensino Médio, despertar o imaginário sociológico e a desnaturalização dos fenômenos sociais por meio de discussões apresentadas pelo professor. Identificamos que os livros de Sociologia, dos campos mencionados, são usados pela maioria dos professores, porém necessitam de uma análise reflexiva e de uma avaliação por parte de alguns docentes acerca do sentido que está sendo atribuído ao livro, pois percebemos professores fazendo o uso de forma descontextualizada. Identificamos também que ainda há um grande número de professores não formados em Sociologia ministrando aulas apenas como cumprimento de carga horária, e são esses professores que apresentam dificuldades para trabalhar com o livro, o que acaba por prejudicar o ensino da Sociologia. Além disso, detectamos que o livro didático não é o único recurso usado na mediação do ensino da Sociologia, mas vídeos e músicas são também empregados para contextualizar os conceitos aos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática. pt_BR
dc.date.issued 2020-05-26
dc.description.abstract This dissertation presents an analysis carried out on the process of mediation of Sociology textbooks in state schools located in Cariri Paraibano, conducting a discussion on the main didactic resources present in pedagogical practices in the teaching of Sociology. Based on the general objective, this research sought to analyze how Sociology teachers from state schools in Cariri Paraibano are using the Sociology textbooks highlighting the limits and possibilities in the contextualization processes of the contents in view of the students' reality. By theoretical subsidies, it was based on the discussions presented by Simone Meucce (2000), Paulo Meksenas (1990) Guimarães, Neto, Assis. (2012) who present in their works discussions that support what is being presented in this work. Through the methodological approach, the qualitative method was adopted, considering as techniques for the construction of the data the application of a questionnaire, bibliographic research and the observation of classes. With the return of Sociology, we gained a means of spreading its knowledge, which was the textbook, a fundamental tool for the dissemination of its discussions and which is up to the teacher to attribute use in his practice. When looking at the methodological resources and teaching pedagogical practices to observe the mediation of the Sociology textbook in the teaching and learning process, since it is a discipline that aims in high school to awaken the sociological imaginary and the denaturalization of social phenomena through discussions presented by the teacher. It was identified that the sociology books, from the mentioned fields, are being used by most teachers, however they need a reflexive analysis and an evaluation by some teachers, of the meaning that is being attributed to the book, because, it was noticed teachers making use of it in a non-contextualized way, it was also identified that there are still a large number of teachers who are not trained in Sociology teaching classes only as a workload, and it is these teachers who have difficulties to work with the book and this ends for undermining the teaching of sociology. In addition, it was identified that the textbook is not the only resource used in the mediation of the teaching of sociology, but videos and music are used to contextualize the concepts to students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040
dc.date.accessioned 2020-06-28T12:34:51Z
dc.date.available 2020-06-28
dc.date.available 2020-06-28T12:34:51Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia - ensino médio pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Práticas docentes - sociologia pt_BR
dc.subject Mediação didática pt_BR
dc.subject Livro didático - sociologia pt_BR
dc.subject Cariri Paraibano - escolas pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Professores de sociologia - ensino médio pt_BR
dc.subject Sociology Teaching - High School pt_BR
dc.subject Sociology teaching methodologies pt_BR
dc.subject Teaching practices - sociology pt_BR
dc.subject Didactic mediation pt_BR
dc.subject Textbook - sociology pt_BR
dc.subject Sociology teachers - High School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Gilmaria da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of the sociologya textbook in the teaching pratice of schools in Cariri Paraibano (Brazil): an analysis of didactic mediation. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gilmaria Lopes da. O uso do livro didático de sociologia na prática docente nas escolas do Cariri Paraibano: uma análise da mediação didática. 2020. 90f. Dissertação ( Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13040 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta