Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.description.resumo O ato de ler é um procedimento que extrapola a simples decodificação da palavra escrita, por exigir um conhecimento de mundo que possibilite ao leitor uma visão crítica do texto lido. Diante da necessidade de redimensionar o processo de leitura e escrita vivenciada nas escolas, desenvolvemos este trabalho com o objetivo de discutir e analisar o ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais, para a partir das reflexões e análises aqui expostas, inferimos acerca dos limites e possibilidades que apresenta a temática proposta. A leitura e a escrita quando é bem desenvolvida desde o início da alfabetização, proporciona a superação das dificuldades de aprendizagem das crianças. Percebemos que ainda é grande o número de crianças das escolas públicas que chegam à quinta série do ensino fundamental com muitas dificuldades na leitura e na escrita o que atrapalha o desenvolvimento desses alunos nos procedimentos dos professores. Nos faz perceber a relevância da realização de um estudo investigativo sobre a realidade dessa prática docente à partir do que pensam os professores sobre elementos teóricos e metodológicos constituintes dessa atividade de que se apresentam como fatores de avanços ou entraves para um bom desenvolvimento no ensino da leitura e da escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Leitura e escrita: desafios e possibilidades. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract The act of reading is a procedure that goes beyond the simple decoding of the written word, as it requires a knowledge of the world that allows the reader a critical view of the text read. In view of the need to resize the reading and writing process experienced in schools, we developed this work with the objective of discussing and analyzing the teaching of reading and writing in the initial grades, from the reflections and analyzes exposed here, we infer about the limits and possibilities that the proposed theme presents. Reading and writing, when it is well developed since the beginning of literacy, provides overcoming children's learning difficulties. We realize that there is still a large number of children from public schools who reach the fifth grade of elementary school with many difficulties in reading and writing, which hinders the development of these students in the procedures of teachers. It makes us realize the relevance of conducting an investigative study on the reality of this teaching practice based on what teachers think about theoretical and methodological elements that make up this activity, which present themselves as factors of progress or obstacles for a good development in the teaching of reading and writing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13042
dc.date.accessioned 2020-06-28T19:02:27Z
dc.date.available 2020-06-28
dc.date.available 2020-06-28T19:02:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Supervisão escolar pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject School supervision pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Lucia da Costa.
dc.creator OLIVEIRA, Valmira Almeida de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing: challenges and possibilities. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Lucia da Costa; OLIVEIRA, Valmira Almeida de. Leitura e escrita: desafios possibilidades. 2005. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta