DSpace/Manakin Repository

Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, R. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3851413879266526 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, M. N. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6727443660180408 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.referee2 NÓBREGA, Paulo Vinícius Ávila.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.melo
dc.description.resumo A Sociologia é uma disciplina que envolve questões reflexivas sobre identidade social, o que a torna um conhecimento importante para formação do indivíduo, necessário, sobretudo a alunos do Ensino Médio, que estão em processo de finalização da educação básica e pressionados a definir suas escolhas futuras. Para alunos surdos, o conteúdo em Libras (Língua Brasileira de Sinais) ainda é escasso, e essa questão abre discussões acerca da inclusão do aluno surdo nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, sugerindo a inexistência de estratégias pedagógicas em Libras voltadas para esta disciplina. Portanto, esse estudo foi conduzido com o objetivo de identificar publicações acadêmicas com relevância na temática e aferir a sua utilidade como material para o estudo da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório com abordagem bibliográfica, utilizando-se da pesquisa-ação para a coleta de dados desenvolvida por uma intérprete de Libras e docente da Rede Pública da Paraíba. A base teórica da pesquisa está ancorada em pesquisadores que abordam questões relacionadas à inclusão e seus marcos legais, às mudanças do Ensino Médio, às responsabilidades políticas e sociais e à surdez, entre eles Nascimento (2007), Mantoan (2003), Foucault (1998), Weber (1996), Goffman (1988), Quadros (2008),  Perlin (1998),  Strobel (2007), Campello (2007),  Skliar (2001) entre outros que apresentam práticas facilitadoras para o docente.  Este estudo focou nos jogos, ancorados na Tecnologia Assistiva (TA),  Metodologia Ativa (MA) e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os recursos visuais na adaptação de material para a acessibilidade do surdo. Consideramos esta pesquisa de suma importância, pois chama atenção do professor de Sociologia para incorporar em sua prática escolar ferramentas visuais que minimizem a exclusão do surdo, contribuindo para que este se torne protagonista de mudanças na sua própria realidade e na realidade da sua comunidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2020-05-28
dc.description.abstract Sociology is a subject, which includes reflexive questions about social identity – a fact that makes it an important knowledge for the human being growth, especially High School students, who are concluding the basic education and are under pressure to define their future choices. For the deaf students the content in Libras (Brazilian Sign Language) is still scarce, and this fact leads to discussions about deaf students’ inclusion in Sociology classes, questioning the inexistence of pedagogical strategies in Libras for this subject. Therefore, this paper aims to identify relevant academic publications and measure their utility as adapted material in Libras to Sociological studies. For that, an exploratory study with bibliographic approach was made using the action research to collect data developed by a Libras interpreter and teacher in the Public System of Paraíba. The theory basis relies on researches who approach inclusion and its legal marks, High School changes, social and political responsibilities and deafness, such as Nascimento (2007), Mantoan (2003), Foucault (1998), Weber (1996), Goffman (1988), Quadros (2008), Perlin (1998), Strobel (2007), Campello (2007), Skliar (2001) and others who present facilitating practices for the teacher. This study focused on the games anchored on Assistive Technology (AT), Active Methodology (AM), Information and Communication Technologies (ICT), and visual resources to adapt the material for the deaf people’s accessibility. This research is considered important because it helps the Sociology teachers to improve their scholar practices through visual tools, which minimize the deaf students’ exclusion, contributing for the students’ own reality changes and their community’s reality pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043
dc.date.accessioned 2020-06-29T14:10:38Z
dc.date.available 2020-06-29
dc.date.available 2020-06-29T14:10:38Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia - ensino médio pt_BR
dc.subject Estratégias pedagógicas pt_BR
dc.subject Alunos surdos pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS pt_BR
dc.subject LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais pt_BR
dc.subject Surdez e educação pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Rosângela Ferreira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sociology teaching and pedagogical strategies for deaf students in high school. pt_BR
dc.identifier.citation MELO, Rosângela Ferreira de. Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio. 2020. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13043 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta