dc.creator.ID |
MORAES, Jesana Sá Damasceno. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8610707490573126 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Francisca Bezerra de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Francisca Bezerra de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7742884718048985 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Edineide Nunes da. |
|
dc.description.resumo |
A vida humana pode ser dividida em tres etapas: a preparacao para o trabalho, o trabalho e o
pos-trabalho. O envolvimento, a satisfacao e a importancia reservada ao trabalho induzem
maior comprometimento com a carreira, dificultando o desligamento do trabalho no periodo
de aposentadoria. A conceitualizacao da aposentadoria muda de acordo com a concepcao de
cada pessoa, podendo ser compreendida como repouso e premio pelos anos de trabalho ou,
como ameaca e castigo, que acarretam quebra de la90s e inutilidade perante a sociedade.
Destarte, objetivou-se conhecer as expectativas de docentes universitarios em transicao a
aposentadoria acerca deste processo. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem
qualitativa, realizado com 20 docentes da Universidade Federal de Campina Grande, campus
Cajazeiras, que encontram-se na transicao a aposentadoria. Para coleta de dados foi utilizado
um roteiro de entrevista semi-estruturado. Os dados foram processados e analisados atraves da
analise de conteudo. Diante de todas as constatacoes advindas desta pesquisa, podemos
afirmar que o modo como cada docente enxerga a aposentadoria esta intrinsecamente conexo
ao modo como vive a sua propria vida, no que tange aos seus principios e valores e as suas
prioridades tanto no aspecto profissional como no pessoal. Atraves dos resultados encontrados
podemos afirmar a importancia da implantacao de um Programa de Preparacao para
Aposentadoria na instituicao, o qual favoreceria a reflexao e o planejamento dos docentes
para essa nova etapa de vida. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Docentes universitários: expectativas acerca da aposentadoria. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
Human life can be divided into three stages: preparation for work, work and post-work.
Involvement, satisfaction and importance to the work reserved induce greater career
commitment, hindering the shutdown work during retirement. The conceptualization of
retirement changes according to the conception of each person, can be understood as rest and
reward for years of work, or as a threat and punishment, which entail breaking ties and
uselessness to society. Thus, it was aimed to meet the expectations of university teachers in
transition to retirement about this process. This is a descriptive study with a qualitative
approach, conducted with twenty teachers faculty of the Federal University of Campina
Grande, campus Cajazeiras, lying in the transition to retirement. For data collection we used
a semi-structured interview structured. The data were processed and analyzed using content
analysis. Considering all the findings arising from this research, we can say that the way each
teacher sees retirement is intrinsically related to the way you live your own life, in regard to
its principles and values and priorities both in the professional and the personal. Through the
results we can affirm the importance of implementing a Program Preparing for Retirement in
the institution, which favor reflection and planning of teachers for this new stage of life. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13045 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-29T14:40:08Z |
|
dc.date.available |
2020-06-29 |
|
dc.date.available |
2020-06-29T14:40:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aposentadoria |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes universitários |
pt_BR |
dc.subject |
Retirement |
pt_BR |
dc.subject |
University Teachers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAES, Jesana Sá Damasceno. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
University teachers: expectations about retirement. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAES, Jesana Sá Damasceno. Docentes universitários: expectativas acerca da aposentadoria. 2013. 59f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |