DSpace/Manakin Repository

Docentes universitários: expectativas acerca da aposentadoria.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MORAES, Jesana Sá Damasceno. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8610707490573126 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Francisca Bezerra de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Francisca Bezerra de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7742884718048985 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.advisor-co1ID NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Edineide Nunes da.
dc.description.resumo A vida humana pode ser dividida em tres etapas: a preparacao para o trabalho, o trabalho e o pos-trabalho. O envolvimento, a satisfacao e a importancia reservada ao trabalho induzem maior comprometimento com a carreira, dificultando o desligamento do trabalho no periodo de aposentadoria. A conceitualizacao da aposentadoria muda de acordo com a concepcao de cada pessoa, podendo ser compreendida como repouso e premio pelos anos de trabalho ou, como ameaca e castigo, que acarretam quebra de la90s e inutilidade perante a sociedade. Destarte, objetivou-se conhecer as expectativas de docentes universitarios em transicao a aposentadoria acerca deste processo. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 20 docentes da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, que encontram-se na transicao a aposentadoria. Para coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturado. Os dados foram processados e analisados atraves da analise de conteudo. Diante de todas as constatacoes advindas desta pesquisa, podemos afirmar que o modo como cada docente enxerga a aposentadoria esta intrinsecamente conexo ao modo como vive a sua propria vida, no que tange aos seus principios e valores e as suas prioridades tanto no aspecto profissional como no pessoal. Atraves dos resultados encontrados podemos afirmar a importancia da implantacao de um Programa de Preparacao para Aposentadoria na instituicao, o qual favoreceria a reflexao e o planejamento dos docentes para essa nova etapa de vida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Docentes universitários: expectativas acerca da aposentadoria. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract Human life can be divided into three stages: preparation for work, work and post-work. Involvement, satisfaction and importance to the work reserved induce greater career commitment, hindering the shutdown work during retirement. The conceptualization of retirement changes according to the conception of each person, can be understood as rest and reward for years of work, or as a threat and punishment, which entail breaking ties and uselessness to society. Thus, it was aimed to meet the expectations of university teachers in transition to retirement about this process. This is a descriptive study with a qualitative approach, conducted with twenty teachers faculty of the Federal University of Campina Grande, campus Cajazeiras, lying in the transition to retirement. For data collection we used a semi-structured interview structured. The data were processed and analyzed using content analysis. Considering all the findings arising from this research, we can say that the way each teacher sees retirement is intrinsically related to the way you live your own life, in regard to its principles and values and priorities both in the professional and the personal. Through the results we can affirm the importance of implementing a Program Preparing for Retirement in the institution, which favor reflection and planning of teachers for this new stage of life. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13045
dc.date.accessioned 2020-06-29T14:40:08Z
dc.date.available 2020-06-29
dc.date.available 2020-06-29T14:40:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aposentadoria pt_BR
dc.subject Docentes universitários pt_BR
dc.subject Retirement pt_BR
dc.subject University Teachers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MORAES, Jesana Sá Damasceno.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative University teachers: expectations about retirement. pt_BR
dc.identifier.citation MORAES, Jesana Sá Damasceno. Docentes universitários: expectativas acerca da aposentadoria. 2013. 59f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta