DSpace/Manakin Repository

A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7094353742486259 pt_BR
dc.description.resumo Em tempos de modernização a leitura e escrita possui maior importância na vida das pessoas, pois vivemos em uma sociedade globalizada, onde é preciso o domínio da leitura e da escrita. Optamos por trabalhar a temática leitura e escrita na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Antônio de Souza Dias, localizada na zona rural da cidade de Cajazeiras-PB, visando analisar o processo de leitura e escrita na tentativa de possibilitar aos educadores ampliar sua visão referente ao processo de leitura e escrita, na tentativa de ajuda-los a compreender melhor a sua prática, e consequentemente desenvolver a formação de leitores e escritores críticos. A prática de leitura e escrita nas salas de aula precisa ser desenvolvida diante de uma visão que venha promover a formação de pessoas críticas participativas. Os professores muitas vezes, se deparam diante de algumas dificuldades, culturais e econômicas para trabalhar o processo de leitura e escrita. Quando lemos enriquecemos a nossa cultura o nosso vocabulário e nos tornamos pessoas informadas e com um poder de criatividade maior, no contexto social a que estamos inseridos. O hábito de ler e escrever constitui-se, um pilar do processo ensino-aprendizagem, portanto é inadmissível omiti-lo, despreza-lo em nossa ação pedagógica. A leitura e a escrita têm um valor significativo em nossa sociedade, os indivíduos que não sabem ler nem escrever são excluídos da sociedade, e é nesse sentido este estudo pretende discutir, quais as causas q eu dificultam o processo de leitura e escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios. pt_BR
dc.date.issued 2005
dc.description.abstract In times of modernization, reading and writing has greater importance in people's lives, as we live in a globalized society, where reading and writing are needed. We chose to work on the theme of reading and writing at the Antônio de Souza Dias School of Early Childhood Education and Elementary School, located in the rural area of ​​the city of Cajazeiras-PB, aiming to analyze the reading and writing process in an attempt to enable educators to broaden their view regarding to the reading and writing process, in an attempt to help them better understand their practice, and consequently develop the training of critical readers and writers. The practice of reading and writing in classrooms needs to be developed in the face of a vision that will promote the formation of critical participatory people. Teachers are often faced with some cultural and economic difficulties in working with the reading and writing process. When we read, our culture enriches our vocabulary and we become informed people with greater power of creativity, in the social context to which we are inserted. The habit of reading and writing is a pillar of the teaching-learning process, so it is inadmissible to omit it, to despise it in our pedagogical action. Reading and writing have a significant value in our society, individuals who do not know how to read or write are excluded from society, and it is in this sense that this study intends to discuss, what causes I hinder the process of reading and writing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13047
dc.date.accessioned 2020-06-29T15:29:02Z
dc.date.available 2020-06-29
dc.date.available 2020-06-29T15:29:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Leitura - método e ensino pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Reading - method and teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Francileide Pessôa de.
dc.creator GOMES, Solange Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing in the classroom: experiences and challenges. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Francileide Pessôa de; GOMES, Solange Ferreira. A leitura e escrita na sala de aula: vivências e desafios. 2005. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta