DSpace/Manakin Repository

Leitura e escrita: uma construção de sentidos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARCOLINO, J. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0629836428428411 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem por titulo LEITURA E ESCRITA: uma construção de sentidos, apresentado como requisito parcial no termino do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande, Centra de Formação de Professores, na cidade de Cajazeiras-PB. A escolha do tema deu-se por levar em consideração minha identificação com as especificidades das praticas de leitura e escrita, relevantes para minha construção docente. Dai ter surgido o interesse de pesquisar e estudar sobre o assunto, para isso foi levantada uma questão problema, que consistia em saber em que estagio de desenvolvimento da leitura e interpretação de textos estão os alunos. Para responder essa pergunta foram apresentados os seguintes objetivos: compreender o nível de desenvolvimento do processo da leitura, da escrita e interpretação dos alunos, analisar em que estagio de leitura e escrita os alunos se encontram. Nesse estudo exponho como as crianças constroem seu conhecimento sobre a escrita, por serem sujeitos ativos e interagirem com o meio em seu desenvolvimento cognitivo Como instrumento de coleta de dados foram utilizados textos de leitura e atividades escritas, que depois foram analisados levando em consideração as palavras monossilabas, dissílabas, trissílabas, polissílabas e dígrafos, que os educandos tiveram dificuldades ao pronunciarem e ao escreverem. Essas falhas ao serem analisadas, eram confrontadas com teóricos como: Lemle (1994), Soares (2006), Ferreiro (1985), Kleiman (1998), Grossi (1990), dentre outros. Por ultimo apresenta-se uma analise critica do estagio desenvolvido na Escola Municipal "Nossa Senhora do Rosário" e as considerações finais, em que apresento algumas criticas e sugestões para os futuros estudos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Leitura e escrita: uma construção de sentidos. pt_BR
dc.date.issued 2009-02-27
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13058
dc.date.accessioned 2020-06-30T09:36:11Z
dc.date.available 2020-06-30
dc.date.available 2020-06-30T09:36:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escrita e leitura pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Processo de leitura - desenvolvimento pt_BR
dc.subject Cultura letrada pt_BR
dc.subject Writing and reading pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Reading process - development pt_BR
dc.subject Literate culture pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARCOLINO, Jozeneide Ferreira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing: a construction of meanings. pt_BR
dc.identifier.citation MARCOLINO, Jozeneide Ferreira. Leitura e escrita: uma construção de sentidos. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta