dc.creator.ID |
MARCOLINO, J. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0629836428428411 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem por titulo LEITURA E ESCRITA: uma construção de sentidos,
apresentado como requisito parcial no termino do curso de Pedagogia da
Universidade Federal de Campina Grande, Centra de Formação de Professores, na
cidade de Cajazeiras-PB. A escolha do tema deu-se por levar em consideração
minha identificação com as especificidades das praticas de leitura e escrita,
relevantes para minha construção docente. Dai ter surgido o interesse de pesquisar
e estudar sobre o assunto, para isso foi levantada uma questão problema, que
consistia em saber em que estagio de desenvolvimento da leitura e interpretação de
textos estão os alunos. Para responder essa pergunta foram apresentados os
seguintes objetivos: compreender o nível de desenvolvimento do processo da leitura,
da escrita e interpretação dos alunos, analisar em que estagio de leitura e escrita os
alunos se encontram. Nesse estudo exponho como as crianças constroem seu
conhecimento sobre a escrita, por serem sujeitos ativos e interagirem com o meio
em seu desenvolvimento cognitivo Como instrumento de coleta de dados foram
utilizados textos de leitura e atividades escritas, que depois foram analisados
levando em consideração as palavras monossilabas, dissílabas, trissílabas,
polissílabas e dígrafos, que os educandos tiveram dificuldades ao pronunciarem e
ao escreverem. Essas falhas ao serem analisadas, eram confrontadas com teóricos
como: Lemle (1994), Soares (2006), Ferreiro (1985), Kleiman (1998), Grossi (1990),
dentre outros. Por ultimo apresenta-se uma analise critica do estagio desenvolvido
na Escola Municipal "Nossa Senhora do Rosário" e as considerações finais, em que
apresento algumas criticas e sugestões para os futuros estudos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita: uma construção de sentidos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-02-27 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13058 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-30T09:36:11Z |
|
dc.date.available |
2020-06-30 |
|
dc.date.available |
2020-06-30T09:36:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita e leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de leitura - desenvolvimento |
pt_BR |
dc.subject |
Cultura letrada |
pt_BR |
dc.subject |
Writing and reading |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Reading process - development |
pt_BR |
dc.subject |
Literate culture |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARCOLINO, Jozeneide Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and writing: a construction of meanings. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARCOLINO, Jozeneide Ferreira. Leitura e escrita: uma construção de sentidos. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |