dc.creator.ID |
NÓBREGA, J. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os problemas que afligem o meio ambiente são temas dos principais debates
em vários pontes do mundo, Na tentativa de buscar alternativas de soluções
para os problemas ambientais, as organizações governamentais e não -
governamentais sensibilizadas pelo tema tomaram varias iniciativas para que
as questões relacionadas ao meio ambiente fossem valorizadas tanto na vida,
como na pratica educacional, Destarte, alguns dos objetivos deste trabalho são
identificar e analisar as contribuições da Educação Ambiental no processo de
ensino aprendizagem e na formação de hábitos, como também, identificar a
formação de conceitos, hábitos e atitudes como resultados dos conteúdos de
educação Ambiental. Desse modo, a Educação Ambiental visa o
desenvolvimento sustentável, ou seja, busca mudar hábitos enraizados na
sociedade para possibilitar que as futuras gerações também possam fazer uso
dos recursos naturais atualmente disponíveis na terra. Este estudo pode
contribuir significativamente para a melhoria do meio ambiente, uma vez que,
possibilitara aos alunos a aquisição de uma nova postura diante do meio em
que vivem. Para a produção e elaboração da pesquisa cientifica que se
prossegue, fez-se necessário empregar como metodologia o estudo de caso e
a coleta de dados, sendo que os instrumentos utilizados nessa pesquisa foram
a observação e o questionário. O referido estudo esta dividido em três
capítulos. O primeiro apresenta um breve histórico da educação Ambiental,
abordando o papel da escola na preservação ambiental. No segundo são
discutidas questões referentes a Educação Ambiental como. lixo e consumo
sustentável. No terceiro são apresentadas as analises dos questionários
direcionados aos alunos e professores, como também a analise do estagio.
Resultando na conclusão de que a Educação Ambiental se torna
imprescindível, já que ao fazer os alunos refletirem sobre as causas do uso
inconsequente da natureza, ele também vai faze-los perceber que a natureza
não e fonte inesgotável de recursos, que suas reservas são finitas e devem ser
utilizadas de maneira racional. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Ensinar e aprender em educação ambiental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13066 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-30T11:31:20Z |
|
dc.date.available |
2020-06-30 |
|
dc.date.available |
2020-06-30T11:31:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento sustentável |
pt_BR |
dc.subject |
Lixo |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
NÓBREGA, Jaira Ramalho. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teach and learn in environmental education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
NÓBREGA, Jaira Ramalho. Ensinar e aprender em educação ambiental. 2009. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |