DSpace/Manakin Repository

Mensuração de habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças através de jogos educacionais para dispositivos móveis.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4603605800436333 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GUERRERO, Dalton Dario Serey.
dc.contributor.advisor1ID GUERRERO, D. D. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2050632960242405 pt_BR
dc.contributor.advisor2 FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.
dc.contributor.advisor2ID FIGUEIREDO, J. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1424808046858622 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Joseana Macêdo Fechine Régis.
dc.contributor.referee2 AGUIAR, Yuska Paola Costa.
dc.description.resumo Devido à deficiência na prática de rastreio da dislexia nas escolas e à carência de recursos informatizados válidos para tal uso, a presente pesquisa teve como objetivo melhorar a capacidade de triagem de crianças em tarefas preditoras da leitura. Para tanto, foi concebido, desenvolvido e analisado um teste com abordagem de jogo adaptado de um instrumento psicométrico construído e validado no Brasil. O jogo desenvolvido é administrado por um algoritmo de seleção adaptativa de itens e avalia as habilidades de aliteração, segmentação, memória visual e rima por meio da Teoria de Resposta ao Item. O trabalho apresenta um experimento a fim de verificar se a escala proposta, o banco de itens e o algoritmo utilizados consegue distinguir crianças com fraca/forte habilidade em tarefas preditoras da leitura. Como resultado, o jogo permitiu a economia de tempo, facilidade de reprodução, bem como obteve resultados mais precisos da habilidade das crianças, identificando as que possui limitações na leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação infantil pt_BR
dc.title Mensuração de habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças através de jogos educacionais para dispositivos móveis. pt_BR
dc.date.issued 2017-07-07
dc.description.abstract Due to the deficiency in the practice of screening for dyslexia in schools and the lack of computerized resources valid for the use of such, the present research aimed to improve the capacity for screening children in predictive reading tasks. For that, a test with game approach adapted from a psychometric instrument constructed and validated in Brazil was conceived, developed and analyzed. The developed game is administered by an adaptive selection algorithm and evaluates alliteration, segmentation, visual memory, and rhyming skills through Item Response Theory. This work presents an experiment in order to verify whether a proposed scale, the items bank and the algorithm can distinguish children with weak/strong ability. As a result, the game allowed time savings, reproduction facility, as well as more accurate results of children's abilities, identifying them as having limitations in reading. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1306
dc.date.accessioned 2018-07-31T19:17:25Z
dc.date.available 2018-07-31
dc.date.available 2018-07-31T19:17:25Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Desenvolvimento de leitura em crianças pt_BR
dc.subject Jogos educacionais pt_BR
dc.subject Dispositivos móveis e educação pt_BR
dc.subject Habilidades cognitivas pt_BR
dc.subject Mensuração de habilidades cognitivas pt_BR
dc.subject Teoria da resposta do item pt_BR
dc.subject Tarefas preditoras da leitura pt_BR
dc.subject Limitações na leitura pt_BR
dc.subject Avaliação cognitiva de crianças pt_BR
dc.subject Memória visual - crianças pt_BR
dc.subject Aliteração pt_BR
dc.subject Segmentação - habilidade de pt_BR
dc.subject Dislexia pt_BR
dc.subject Teste adaptativo informatizado pt_BR
dc.subject Informática e educação pt_BR
dc.subject Dyslexia pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Game pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Jucelio Soares dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Measurement of cognitive abilities predictive of reading development in children through educational games for mobile devices. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Jucelio Soares dos. Mensuração de habilidades cognitivas preditoras do desenvolvimento de leitura em crianças através de jogos educacionais para dispositivos móveis. 2017. 136f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1306 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta