dc.creator.ID |
BELO, K. S. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A leitura e a literatura infantil ocupam um papel sensibilizador de uma geração
capaz de pensar criticamente e de superar os limites das experiencias já
adquiridas pela sociedade. E neste sentido, esta oportuniza a consciência da
linguagem, e o despertar o ampliar e a manifestação da criatividade em busca
da consciência critica. Assim a sensibilidade no âmbito da leitura deve ser
incentivada desde os seus primeiros anos quando a criança entra na
escola.Nesse intuito, esta pesquisa realizada tenta analisar como estar o
processo de ensino aprendizagem da leitura, dos educandos. Diante disso,
usamos como autores para termos uma fundamentação teórica aprofundada,
Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho,
Tereza Cassanta, Paulo Freire e outros, no qual nos deu suporte para
pensarmos, a respeito de como aperfeiçoarmos o interesse do educando pelo
habito da leitura através da literatura infantil, vista em sala de aula. Outro
ponto importante, e a questão dos professores, percebemos que a falta de
aproximação da teoria com a pratica e muito difícil, assim tentamos mostrar
alguns subsídios de como trabalhar melhor a leitura em sala de aula.Diante
desta ação propomos um trabalho no sentido de melhorar este
professor/educador para que tenha as ferramentas necessárias em pensar e
busca meios, de uma formação de leitores em sua instituição. Dessa forma,
consideramos os seguintes eixos de estudo para um bom desenvolvimento da
leitura que e a seleção dos textos; o planejamento para uma boa leitura e a
oferta da leitura para as crianças. Nessa perspectiva, acreditamos
alcançarmos com a realização deste estudo a aprendizagem a partir do
confronto de ideias entre os educandos, proporcionando uma verdadeira
aprendizagem da leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-06-20 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-30T12:17:20Z |
|
dc.date.available |
2020-06-30 |
|
dc.date.available |
2020-06-30T12:17:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Leitor - consciência crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Reader - critical awareness |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BELO, Keilha Samara Gadelha. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and children's literature: source of pleasure and knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BELO, Keilha Samara Gadelha. Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. 2009. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |