DSpace/Manakin Repository

Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BELO, K. S. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo A leitura e a literatura infantil ocupam um papel sensibilizador de uma geração capaz de pensar criticamente e de superar os limites das experiencias já adquiridas pela sociedade. E neste sentido, esta oportuniza a consciência da linguagem, e o despertar o ampliar e a manifestação da criatividade em busca da consciência critica. Assim a sensibilidade no âmbito da leitura deve ser incentivada desde os seus primeiros anos quando a criança entra na escola.Nesse intuito, esta pesquisa realizada tenta analisar como estar o processo de ensino aprendizagem da leitura, dos educandos. Diante disso, usamos como autores para termos uma fundamentação teórica aprofundada, Fanny Abramovich, Ligia Cadermotori, Barbara Vasconcelos de Carvalho, Tereza Cassanta, Paulo Freire e outros, no qual nos deu suporte para pensarmos, a respeito de como aperfeiçoarmos o interesse do educando pelo habito da leitura através da literatura infantil, vista em sala de aula. Outro ponto importante, e a questão dos professores, percebemos que a falta de aproximação da teoria com a pratica e muito difícil, assim tentamos mostrar alguns subsídios de como trabalhar melhor a leitura em sala de aula.Diante desta ação propomos um trabalho no sentido de melhorar este professor/educador para que tenha as ferramentas necessárias em pensar e busca meios, de uma formação de leitores em sua instituição. Dessa forma, consideramos os seguintes eixos de estudo para um bom desenvolvimento da leitura que e a seleção dos textos; o planejamento para uma boa leitura e a oferta da leitura para as crianças. Nessa perspectiva, acreditamos alcançarmos com a realização deste estudo a aprendizagem a partir do confronto de ideias entre os educandos, proporcionando uma verdadeira aprendizagem da leitura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. pt_BR
dc.date.issued 2009-06-20
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13070
dc.date.accessioned 2020-06-30T12:17:20Z
dc.date.available 2020-06-30
dc.date.available 2020-06-30T12:17:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Formação de leitor pt_BR
dc.subject Leitor - consciência crítica pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Reader - critical awareness pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BELO, Keilha Samara Gadelha.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and children's literature: source of pleasure and knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation BELO, Keilha Samara Gadelha. Leitura e literatura infantil: fonte de prazer e conhecimento. 2009. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta