DSpace/Manakin Repository

Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, K. R. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Ao ingressar na Universidade e percebendo a necessidade de uma compreensão minuciosa em relação a leitura e a escrita, em nos foi despertado um grande interesse em realizar um estudo no que concerne ao tema apresentado. No âmbito da Universidade, os alunos reclamam que alguns textos acadêmicos são complexos e na maioria das vezes, não entendem quase nada do que o autor quis dizer. Isso nos faz crer que a falta de leitura e que provoca essas reações, relatando não serem incentivados ao habito de ler nas vivencias escolares. Mas devido a falta de incentivo e as condições socioeconômicas dos alunos, ocorrem a deficiência com relação a leitura e escrita, causando uma dificuldade em compreender o que se leu. De modo geral, a escola, ao longo dos anos não tem conseguido fazer com que os alunos se interessem pelas atividades de leitura e escrita. Sendo a leitura unidade básica do ensino, aflui como um fator de dificuldade que emperra o processo ensino - aprendizagem. Pretendemos verificar no âmbito escolar, de que forma professores e alunos desenvolvem o projeto de leitura e escrita. Todavia, a pratica de leitura nas salas de aula, a maioria, tem se apresentado distante de uma pratica que promova a formação de leitores críticos participativos. Na realidade, a deficiência na leitura leva todos os anos, um grande numero de repetência, aluno apenas decodificando letras, e que não sabem fazer uma interpretação critica sobre algum texto. No entanto, esta temática deve ser abordada em profundidade, posto que, estamos envolvidos no mundo da leitura desde cedo. Lemos a expressão das pessoas, de um gesto, uma situação, ou seja, o ato de ler vai alem da escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13071
dc.date.accessioned 2020-06-30T12:46:51Z
dc.date.available 2020-06-30
dc.date.available 2020-06-30T12:46:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Níveis de leitura pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Reading Levels pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Kelys Regina Evangelista da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing: ways for the student's autonomy. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Kelys Regina Evangelista da. Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando. 2009. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta