dc.creator.ID |
SILVA, K. R. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Ao ingressar na Universidade e percebendo a necessidade de uma compreensão
minuciosa em relação a leitura e a escrita, em nos foi despertado um grande
interesse em realizar um estudo no que concerne ao tema apresentado.
No âmbito da Universidade, os alunos reclamam que alguns textos acadêmicos são
complexos e na maioria das vezes, não entendem quase nada do que o autor quis
dizer. Isso nos faz crer que a falta de leitura e que provoca essas reações, relatando
não serem incentivados ao habito de ler nas vivencias escolares.
Mas devido a falta de incentivo e as condições socioeconômicas dos alunos,
ocorrem a deficiência com relação a leitura e escrita, causando uma dificuldade em
compreender o que se leu.
De modo geral, a escola, ao longo dos anos não tem conseguido fazer com que os
alunos se interessem pelas atividades de leitura e escrita. Sendo a leitura unidade
básica do ensino, aflui como um fator de dificuldade que emperra o processo ensino
- aprendizagem. Pretendemos verificar no âmbito escolar, de que forma professores
e alunos desenvolvem o projeto de leitura e escrita.
Todavia, a pratica de leitura nas salas de aula, a maioria, tem se apresentado
distante de uma pratica que promova a formação de leitores críticos participativos.
Na realidade, a deficiência na leitura leva todos os anos, um grande numero de
repetência, aluno apenas decodificando letras, e que não sabem fazer uma
interpretação critica sobre algum texto.
No entanto, esta temática deve ser abordada em profundidade, posto que, estamos
envolvidos no mundo da leitura desde cedo. Lemos a expressão das pessoas, de
um gesto, uma situação, ou seja, o ato de ler vai alem da escrita. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13071 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-30T12:46:51Z |
|
dc.date.available |
2020-06-30 |
|
dc.date.available |
2020-06-30T12:46:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Níveis de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Levels |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Kelys Regina Evangelista da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading and writing: ways for the student's autonomy. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Kelys Regina Evangelista da. Leitura e escrita: caminhos para a autonomia do educando. 2009. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |