dc.creator.ID |
GOMES, G. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Mesmo percebendo o avanço na educação no que concerne a pessoas com
necessidades educativas especiais (PNEE's), podemos identificar que ha muito a se
fazer. Pois durante muito tempo elas ficavam segregadas fora do convívio social,
ficando por vezes trancadas em quartos e porões por apresentarem "perigo" as
outras pessoas consideradas normais. Por perceber que podemos construir novas
praticas de inclusão procuramos identificar como se dava o acesso e a permanência
dos PNEE's no ensino normal regular e ainda a formação dos profissionais que os
acompanham. Nessa perspectiva utilizamos como principal metodologia o estudo de
caso, a observação e questionário para docente. Apos a realização deste trabalho
pudemos verificar que as escolas normais ainda não apresentam as condições
necessárias para a efetiva inclusa, não apenas na falta de profissionais preparados
mas também a falta de recursos pedagógicos. No entanto, podemos caracterizar
que o primeiro passo para efetivarmos a inclusão e principalmente desmistificar o
preconceito que ainda persiste nos dias atuais e acreditar que todos apresentam
condições de desenvolver-se cognitivamente só depende da vontade e esforço dos
profissionais que os atendem e acompanham. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-30T14:53:14Z |
|
dc.date.available |
2020-06-30 |
|
dc.date.available |
2020-06-30T14:53:14Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Síndrome de down |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito |
pt_BR |
dc.subject |
Necessidade educativa especial |
pt_BR |
dc.subject |
special education |
pt_BR |
dc.subject |
Down's syndrome |
pt_BR |
dc.subject |
School inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
Preconception |
pt_BR |
dc.subject |
Special educational need |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Georgina Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Special educational needs: the challenges of inclusion. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Georgina Ferreira. Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. 43f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |