Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.creator.ID | GOMES, G. F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | Mesmo percebendo o avanço na educação no que concerne a pessoas com necessidades educativas especiais (PNEE's), podemos identificar que ha muito a se fazer. Pois durante muito tempo elas ficavam segregadas fora do convívio social, ficando por vezes trancadas em quartos e porões por apresentarem "perigo" as outras pessoas consideradas normais. Por perceber que podemos construir novas praticas de inclusão procuramos identificar como se dava o acesso e a permanência dos PNEE's no ensino normal regular e ainda a formação dos profissionais que os acompanham. Nessa perspectiva utilizamos como principal metodologia o estudo de caso, a observação e questionário para docente. Apos a realização deste trabalho pudemos verificar que as escolas normais ainda não apresentam as condições necessárias para a efetiva inclusa, não apenas na falta de profissionais preparados mas também a falta de recursos pedagógicos. No entanto, podemos caracterizar que o primeiro passo para efetivarmos a inclusão e principalmente desmistificar o preconceito que ainda persiste nos dias atuais e acreditar que todos apresentam condições de desenvolver-se cognitivamente só depende da vontade e esforço dos profissionais que os atendem e acompanham. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. | pt_BR |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13074 | |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T14:53:14Z | |
dc.date.available | 2020-06-30 | |
dc.date.available | 2020-06-30T14:53:14Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Síndrome de down | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Necessidade educativa especial | pt_BR |
dc.subject | special education | pt_BR |
dc.subject | Down's syndrome | pt_BR |
dc.subject | School inclusion | pt_BR |
dc.subject | Preconception | pt_BR |
dc.subject | Special educational need | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GOMES, Georgina Ferreira. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Special educational needs: the challenges of inclusion. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GOMES, Georgina Ferreira. Necessidades educativas especiais: os desafios da inclusão. 43f. Monografia Curso de Licenciatura em Pedagogia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. | pt_BR |