DSpace/Manakin Repository

Prática de auto cuidado na saúde: como identificar essa inter-relação nos processo de ensino aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, G. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Este referido estudo objetivou dá a sua significância ao destacar os temas transversais especificamente a saúde, para ser analisado e implantado nas escolas, tendo como foco principal despertar a conscientização dos educando para o cuidado com a saúde nos seus inúmeros aspectos principalmente a saúde do corpo, enfatizando a necessidade de desenvolver hábitos saudáveis relacionados á higiene dental, corporal e alimentação adequada, visando recuperar a cultura de saúde do aluno para que o mesmo possa cuidar de sua saúde de forma responsável, como também de sua família e da comunidade. Para a efetivação desse estudo foram coletadas informações mediante questionário com perguntas relacionadas a saúde, as atividades acerca do tema foram realizadas no quarto ano na escola estadual coronel Joaquim Matos trabalhar com temas transversais, inclusive a saúde mostrou-se eficaz, como mais um instrumento pedagógico bastante rico para que os educadores tenham mais subsídios e desenvolvam trabalhos educativos em saúde, aplicáveis a realidade do aluno e que os mesmos desenvolvam uma consciência crítica e que construam valores favoráveis à saúde. Dessa forma os educandos terão uma atitude correta aos cuidados com a saúde, e instrumentaliza para a intervenção individual e coletiva sobre os determinantes do processo saúde/doença. Despertar no aluno o respeito e o cuidado com saúde constituem as dimensões mais importantes no processo ensino-aprendizagem que essa análise sirva de estímulo para os educadores darem a devida importância aos temas transversais, e que incorporem a sua prática pedagógica tendo como objetivo o crescimento intelectual do educando. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Prática de auto cuidado na saúde: como identificar essa inter-relação nos processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2009-02-20
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13077
dc.date.accessioned 2020-06-30T15:39:51Z
dc.date.available 2020-06-30
dc.date.available 2020-06-30T15:39:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação em saúde pt_BR
dc.subject Saúde do corpo pt_BR
dc.subject Cuidados com a saúde pt_BR
dc.subject Hábitos saudáveis pt_BR
dc.subject Saúde e políticas públicas pt_BR
dc.subject Saúde na escola pt_BR
dc.subject Higiene corporal pt_BR
dc.subject Health education pt_BR
dc.subject Body's health pt_BR
dc.subject Health care pt_BR
dc.subject Healthy habits pt_BR
dc.subject Health and public policies pt_BR
dc.subject Health at school pt_BR
dc.subject Body hygiene pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Gercilene da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Prática de autocuidado na saúde: como identificar essa inter-relação nos processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gercilene da. Práticas de autocuidado na saúde: como identificar essa inter-relação nos processos de ensino aprendizagem. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta