DSpace/Manakin Repository

A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAROLINO, Z. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5732191481482236 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho monográfico e uma exigência do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande; Campus de Cajazeiras. Neste tecemos reflexões sobre Literatura Infantil na formação de leitores. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel Gonçalves da Silva, localizada na zona rural da cidade de Cajazeiras - PB, a qual foi realizada no ultimo período do curso de Pedagogia e teve como objetivos identificar e analisar a Literatura Infantil e suas contribuições para a formação de leitores; as dificuldades que os educadores encontram em se trabalhar com a mesma; identificar o significado que os educando tem sobre a mesma e analisar a metodologia de leitura em sala de aula. O interesse pela pesquisa deu-se a partir do momento que passamos a nos deparar com problemas de não gosto pela leitura nos adultos, alegando não terem recebido um incentivo quando crianças, uma formação adequada. Dessa forma, com este trabalho pretende-se implantar projetos de leitura em sala de aula, juntamente com a aplicação da Literatura Infantil. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, ambas de cunho qualitativo. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários para os educadores e gestores, e questionários e entrevistas para os educando. Busca-se-a contribuir com este trabalho para a orientação de quem faca sua leitura, em prol de uma sociedade de leitores efetivamente ativos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. pt_BR
dc.date.issued 2009-02-20
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13082
dc.date.accessioned 2020-06-30T16:26:17Z
dc.date.available 2020-06-30
dc.date.available 2020-06-30T16:26:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura infantil pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Leitura - crianças pt_BR
dc.subject Interesse pela leitura - crianças pt_BR
dc.subject Educadores e formação de leitores pt_BR
dc.subject Escola e leitura pt_BR
dc.subject Educando e leitura pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Readers training pt_BR
dc.subject Educators and training of readers pt_BR
dc.subject Pesquisa Ação pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAROLINO, Zaíra de Aquino.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Children's literature and its possible contributions to the formation of readers. pt_BR
dc.identifier.citation CAROLINO, Zaíra de Aquino. A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta