dc.creator.ID |
CAROLINO, Z. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5732191481482236 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico e uma exigência do curso de Licenciatura Plena em
Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande; Campus de Cajazeiras. Neste
tecemos reflexões sobre Literatura Infantil na formação de leitores. A pesquisa
registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Infantil e
Fundamental Manoel Gonçalves da Silva, localizada na zona rural da cidade de
Cajazeiras - PB, a qual foi realizada no ultimo período do curso de Pedagogia e teve
como objetivos identificar e analisar a Literatura Infantil e suas contribuições para a
formação de leitores; as dificuldades que os educadores encontram em se trabalhar com
a mesma; identificar o significado que os educando tem sobre a mesma e analisar a
metodologia de leitura em sala de aula. O interesse pela pesquisa deu-se a partir do
momento que passamos a nos deparar com problemas de não gosto pela leitura nos
adultos, alegando não terem recebido um incentivo quando crianças, uma formação
adequada. Dessa forma, com este trabalho pretende-se implantar projetos de leitura em
sala de aula, juntamente com a aplicação da Literatura Infantil. A metodologia utilizada
foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, ambas de cunho qualitativo. Os
instrumentos de coleta de dados foram questionários para os educadores e gestores, e
questionários e entrevistas para os educando. Busca-se-a contribuir com este trabalho
para a orientação de quem faca sua leitura, em prol de uma sociedade de leitores
efetivamente ativos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-02-20 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13082 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-30T16:26:17Z |
|
dc.date.available |
2020-06-30 |
|
dc.date.available |
2020-06-30T16:26:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Interesse pela leitura - crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Educadores e formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Escola e leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Educando e leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Readers training |
pt_BR |
dc.subject |
Educators and training of readers |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa Ação |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAROLINO, Zaíra de Aquino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Children's literature and its possible contributions to the formation of readers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAROLINO, Zaíra de Aquino. A literatura infantil e suas possíveis contribuições para a formação de leitores. 2009. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |