dc.creator.ID |
SEVERO, J. L. R. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1461468952362951 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
GALVÃO, Lilian Kelly de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GALVÃO, L. K. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1813864142204954 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico se orienta pela perspectiva de apresentar o processo de constituição
teórico-metodológica e execução de uma pesquisa de campo que teve como objetivo principal
investigar a inserção dos Direitos Humanos (DH) enquanto conteúdo conceitual e parâmetro
metodológico nas praticas de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Desdobrados da investigação condutora, buscou-se efetivar os objetivos de: (a) verificar o
conhecimento que alunos do ensino fundamental tem assimilado acerca de conteúdos
correlatos aos direitos humanos; (b) compreender como se processam as relações
interpessoais desses sujeitos a partir da presença/ausência dos direitos humanos, enquanto
parâmetro de convivência coletiva no contexto das violências; (c) analisar as possibilidades de
inserção do conteúdo conceitual referente ao campo dos direitos humanos no currículo escolar
para o ensino fundamental; (d) investigar as metodologias didático-pedagógicas nas quais os
direitos humanos se condensem como parâmetro de execução. A coleta de dados se deu por
intermédio de uma pesquisa-ação que integrou as técnicas de aplicação de questionário semi estruturado
a alunos do 5° ano de uma escola publica no município de Cajazeiras - PB, e a
observação participante em dois estágios subsequentes: sondagem inicial e execução de um
programa de intervenção docente executado ao longo de 20 (vinte) dias no contexto locus da
pesquisa. Em relação ao primeiro estagio, observou-se que as representações dos DH pelos
sujeitos pesquisados, identificadas através do questionário semi-estruturado, apresentam um
grau acentuado de incipiência, quando da indiferenciado entre direito e dever. Os sujeitos
declararam ter praticado praticas de violência retaliativa, o que proporcionou uma primeira
aproximação com a realidade das praticas cotidianas as quais vivenciam, E no ritmo cotidiano
das vivências escolares que os sujeitos expressam com maior naturalidade suas crenças,
motivações e sentidos manifestados nos comportamentos praticados através da linguagem
corporal, da verbalização, dos afetos e desafetos, das possibilidades de aproximação entre os
pares, enfim, dos elementos constitutivos da dinâmica inter-relacional que marca o ambiente de
aprendizagens escolares. Por intermédio do Programa de Intervenção de Educação em
Direitos Humanos, foram realizadas e investigadas atividades para estudos inter transdisciplinares
de temáticas concementes ao campo dos DH, desenvolvimento de dinâmicas
e jogos coletivos nos quais se oportunizou a aquisição de conhecimentos e valores que
expressem os paradigmas dos DH, e execução de Atos de Formação e procedimentos didático metodológicos
(planejamento e avaliação educacionais) das diversas áreas disciplinares do
currículo escolar. Os resultados indicam que a significação positiva dos DH acontece quando o
sujeito percebe a vinculação entre os princípios que perpassam estes direitos com o entorno
sócio-cultural no qual esta inserido e representa possibilidades de cidadania e emancipação
humana face as situações de violação de direitos as quais estio expostos, resultando no
estabelecimento de um compromisso conjunto e vontade politica de mudança social. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Educação em direitos humanos: fundamentos pedagógicos e estatutos da cidadania no espaço escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13085 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-30T17:33:39Z |
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dc.date.available |
2020-06-30 |
|
dc.date.available |
2020-06-30T17:33:39Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação-direitos humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Direitos humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Relações internacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em direitos humanos |
pt_BR |
dc.subject |
Education-human rights |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship |
pt_BR |
dc.subject |
Human rights |
pt_BR |
dc.subject |
International relations |
pt_BR |
dc.subject |
Human rights education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Human rights education: pedagogical foundations and statutes of citizenship in the school space. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação em direitos humanos: fundamentos pedagógicos e estatutos da cidadania no espaço escolar. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
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