DSpace/Manakin Repository

Um estudo da literatura na escola: análise das práticas de educadores e educandos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARQUES, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa trata da temática "Literatura infantil", intitulada de "Um estudo da literatura infantil na escola: Análise das práticas de educadores e educandos". O estudo aqui apresentado tem como objetivo principal pesquisar a efetivação do ensino de literatura infantil na escola. Para tanto realizarmos um percurso metodológico pautado na pesquisa "estudo de caso" na qual fizemos uso de instrumentos como observação e questionário, deste modo a presente proposta dividi-se em quatro capítulos, breve histórico que vai deste de o surgimento da literatura infantil no seculo XVII ate sua chegada no Brasil, a conceituação do termo e arte de narrar e representar historias, ainda buscamos analisar como esta acontece no ambiente escolar, na própria sala de aula e como deveria ser trabalhado conforme os PCNS. Na tentava de conhecer mais sobre esta modalidade textual, optamos por fazer uma exploração de alguns de seus gêneros e suas origens, elencando os mais conhecidos pelo publico infantil como: a poesia, o conto, a fabula e as lendas e finalmente a parte pratica desta, momento em que fomos a campo, objetivando vivenciar e fundamentar o estudo na pratica cotidiana. Esperamos que este trabalho venha a contribuir para o despertar da pratica diária de leitura partindo de textos literários desenvolvendo nos sujeitos do ato educativo o prazer de ler. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Um estudo da literatura na escola: análise das práticas de educadores e educandos. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13094
dc.date.accessioned 2020-06-30T18:34:53Z
dc.date.available 2020-06-30
dc.date.available 2020-06-30T18:34:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura infantil pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Literatura na escola pt_BR
dc.subject Child reading pt_BR
dc.subject Reading practice pt_BR
dc.subject Literature at school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARQUES, Lenilda Soares.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A study of literature at school: analysis of the practices of educators and students. pt_BR
dc.identifier.citation MARQUES, Lenilda Soares. Um estudo da literatura na escola: análise das práticas de educadores e educandos. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta