dc.creator.ID |
MARQUES, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa trata da temática "Literatura infantil", intitulada de "Um
estudo da literatura infantil na escola: Análise das práticas de educadores e
educandos".
O estudo aqui apresentado tem como objetivo principal pesquisar a efetivação
do ensino de literatura infantil na escola. Para tanto realizarmos um percurso
metodológico pautado na pesquisa "estudo de caso" na qual fizemos uso de
instrumentos como observação e questionário, deste modo a presente proposta
dividi-se em quatro capítulos, breve histórico que vai deste de o surgimento da
literatura infantil no seculo XVII ate sua chegada no Brasil, a conceituação do
termo e arte de narrar e representar historias, ainda buscamos analisar como
esta acontece no ambiente escolar, na própria sala de aula e como deveria ser
trabalhado conforme os PCNS. Na tentava de conhecer mais sobre esta
modalidade textual, optamos por fazer uma exploração de alguns de seus
gêneros e suas origens, elencando os mais conhecidos pelo publico infantil
como: a poesia, o conto, a fabula e as lendas e finalmente a parte pratica
desta, momento em que fomos a campo, objetivando vivenciar e fundamentar o
estudo na pratica cotidiana.
Esperamos que este trabalho venha a contribuir para o despertar da pratica
diária de leitura partindo de textos literários desenvolvendo nos sujeitos do ato
educativo o prazer de ler. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo da literatura na escola: análise das práticas de educadores e educandos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13094 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-30T18:34:53Z |
|
dc.date.available |
2020-06-30 |
|
dc.date.available |
2020-06-30T18:34:53Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Child reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.subject |
Literature at school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MARQUES, Lenilda Soares. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A study of literature at school: analysis of the practices of educators and students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MARQUES, Lenilda Soares. Um estudo da literatura na escola: análise das práticas de educadores e educandos. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |