DSpace/Manakin Repository

Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, L. M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 pt_BR
dc.description.resumo A avaliação escolar continua a ser considerada um processo complexo e, por isso, passível de varias reflexões. Este estudo compõe-se de uma pesquisa bibliográfica referente ao tema avaliação escolar que tem por objetivo responder a uma serie de considerações acerca dos elementos que caracterizam a pratica avaliativa na escola. Para tanto, foram utilizados a observação em sala de aula e aplicação de dois questionários: um direcionado aos professores, constituído de oito questões e outro direcionado aos alunos do quarto ano, constituído de quatro quesitos. Para a analise das respostas obtidas, foram utilizadas informações acerca de conceitos e perspectivas existentes a luz de teóricos como Luckesi (2006), Hoffmann (1995), Lima (1994), Freire (1979) entre outros que se dedicaram a esta causa. As teorias destes autores mostram caminhos para esclarecimentos das demandas que permeiam os estudos sobre a avaliação escolar numa perspectiva transformadora dos métodos avaliativos. Conferir somente a escola o papel e a responsabilidade, culpando-a pelos tropeços do processo avaliativo e acreditar que a educação esta desvinculada do ambiente social. Nesta perspectiva, considera-se de grande relevância a pratica em sala de aula das teorias sobre a avaliação em sala de aula, para que se tome possível os educadores espalharem frutos que terão como consequência maiores conhecimentos e melhor aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2009-02-27
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095
dc.date.accessioned 2020-06-30T18:49:59Z
dc.date.available 2020-06-26
dc.date.available 2020-06-30T18:49:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aprendizagem educacional pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.subject Prática avaliativa pt_BR
dc.subject Educational learning pt_BR
dc.subject Educational assessment pt_BR
dc.subject Evaluative practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of learning in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra Lima de. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta