dc.creator.ID |
OLIVEIRA, L. M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A avaliação escolar continua a ser considerada um processo complexo e, por
isso, passível de varias reflexões. Este estudo compõe-se de uma pesquisa
bibliográfica referente ao tema avaliação escolar que tem por objetivo responder a
uma serie de considerações acerca dos elementos que caracterizam a pratica
avaliativa na escola. Para tanto, foram utilizados a observação em sala de aula e
aplicação de dois questionários: um direcionado aos professores, constituído de
oito questões e outro direcionado aos alunos do quarto ano, constituído de quatro
quesitos. Para a analise das respostas obtidas, foram utilizadas informações
acerca de conceitos e perspectivas existentes a luz de teóricos como Luckesi
(2006), Hoffmann (1995), Lima (1994), Freire (1979) entre outros que se
dedicaram a esta causa. As teorias destes autores mostram caminhos para
esclarecimentos das demandas que permeiam os estudos sobre a avaliação
escolar numa perspectiva transformadora dos métodos avaliativos. Conferir
somente a escola o papel e a responsabilidade, culpando-a pelos tropeços do
processo avaliativo e acreditar que a educação esta desvinculada do ambiente
social. Nesta perspectiva, considera-se de grande relevância a pratica em sala de
aula das teorias sobre a avaliação em sala de aula, para que se tome possível os
educadores espalharem frutos que terão como consequência maiores
conhecimentos e melhor aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-02-27 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13095 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-30T18:49:59Z |
|
dc.date.available |
2020-06-26 |
|
dc.date.available |
2020-06-30T18:49:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Prática avaliativa |
pt_BR |
dc.subject |
Educational learning |
pt_BR |
dc.subject |
Educational assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluative practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of learning in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Ligia Maria Beserra Lima de. Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |