dc.creator.ID |
SANTOS, A. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6902586253560405 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico e uma exigência do curso Licenciatura Plena em
Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tecemos reflexões
sobre a Lei 10639/03 que altera a LDB (Let de Diretrizes e Bases da Educação)
tornando obrigatório o Ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira. A
pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Profissional
Monte Carmelo em Cajazeiras- PB, no período de outubro de 2006 a setembro
de 2007. Teve como objetivos discutir o preconceito racial para com o africano
e afro-descendentes presente na sociedade, em particular na escola; identificar
o preconceito e a discriminação racial expressos nas relações dos agentes
educativos da escote; identificar aspectos implícitos e explícitos vinculados ao
preconceito racial e ainda analisar a importância da lei 10639/03 no currículo,
entendendo este como objeto de construção social. O interesse em discutir as
relações étnico - raciais deu-se devido ao processo de resgate / construção da
identidade negra, e de inclusão deste grupo nos debates e politicas da
Universidade e do currículo escolar. E ainda, em vista de uma nova concepção
de sociedade inclusiva que esta sendo gestada no inicio deste milênio. A
metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação ambas
com caráter quati-qualitativo.Os instrumentos de coleta de dados foram a
observação participante, questionários, entrevistas e grupo focal. Contribuir-se-
a com esse trabalho no âmbito da universidade e da escola, com a quebra do
silencio sobre as praticas e as atitudes racistas e discriminatórias para com
crianças e adolescentes negros e negras, com a criação de um espaço para
que essas crianças e adolescentes possam se expressar com liberdade e
respeito, com o levantamento de questões reflexivas referentes a esta
problemática com a produção teórica sobre o racismo, identidades e relações
étnico-raciais
e com a desmistificação de ideologias curriculares
andro-eurocêntricas nas concepções históricas que são pressupostos a implantação
da Lei 10639/03 no currículo escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007-11-08 |
|
dc.description.abstract |
This monographic work is a requirement of the Full Degree course in
Pedagogy of the Federal University of Campina Grande. We weave reflections
on Law 10639/03 amending the LDB (Let of Education Guidelines and Bases)
making the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory. THE
research registered in this monograph was developed at Escola Profissional
Monte Carmelo in Cajazeiras- PB, from October 2006 to September
2007. It aimed to discuss racial prejudice towards the African
and Afro-descendants present in society, in particular at school; identify
prejudice and racial discrimination expressed in the relationships of agents
educational activities; identify implicit and explicit aspects linked to the
racial prejudice and still analyze the importance of law 10639/03 in the curriculum,
understanding this as an object of social construction. The interest in discussing the
ethnic - racial relations occurred due to the process of rescue / construction of
black identity, and inclusion of this group in the debates and policies of the
University and school curriculum. And yet, in view of a new conception
inclusive society that is being created at the beginning of this millennium. THE
methodology used was bibliographic research and action research both
with qualitative character.The data collection instruments were the
participant observation, questionnaires, interviews and focus group. It will contribute
with this work at the university and school level, with the breaking of the
silence about racist and discriminatory practices and attitudes towards
black and black children and adolescents, with the creation of a space for
that these children and adolescents can express themselves freely and
respect, with the raising of reflective questions regarding this
problematic with theoretical production on racism, identities and relationships
ethnic-racial
and demystifying curricular ideologies
andro-eurocentric concepts in historical conceptions that are presupposed to implantation
of Law 10639/03 in the school curriculum. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13096 |
|
dc.date.accessioned |
2020-06-30T19:36:50Z |
|
dc.date.available |
2020-06-30 |
|
dc.date.available |
2020-06-30T19:36:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Preconceito racial |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Descriminação étnico - racial |
pt_BR |
dc.subject |
Exclusão racial na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Racial prejudice |
pt_BR |
dc.subject |
Racism at school |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnic - racial discrimination |
pt_BR |
dc.subject |
Racial exclusion in school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Adenice Guilherme dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Racism, Afro-descent and the importance of law 10639/03. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Adenice Guilherme dos. Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. 2007. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007. |
pt_BR |