DSpace/Manakin Repository

Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6902586253560405 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho monográfico e uma exigência do curso Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande. Tecemos reflexões sobre a Lei 10639/03 que altera a LDB (Let de Diretrizes e Bases da Educação) tornando obrigatório o Ensino de Historia e Cultura Africana e Afro-brasileira. A pesquisa registrada nesta monografia foi desenvolvida na Escola Profissional Monte Carmelo em Cajazeiras- PB, no período de outubro de 2006 a setembro de 2007. Teve como objetivos discutir o preconceito racial para com o africano e afro-descendentes presente na sociedade, em particular na escola; identificar o preconceito e a discriminação racial expressos nas relações dos agentes educativos da escote; identificar aspectos implícitos e explícitos vinculados ao preconceito racial e ainda analisar a importância da lei 10639/03 no currículo, entendendo este como objeto de construção social. O interesse em discutir as relações étnico - raciais deu-se devido ao processo de resgate / construção da identidade negra, e de inclusão deste grupo nos debates e politicas da Universidade e do currículo escolar. E ainda, em vista de uma nova concepção de sociedade inclusiva que esta sendo gestada no inicio deste milênio. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação ambas com caráter quati-qualitativo.Os instrumentos de coleta de dados foram a observação participante, questionários, entrevistas e grupo focal. Contribuir-se- a com esse trabalho no âmbito da universidade e da escola, com a quebra do silencio sobre as praticas e as atitudes racistas e discriminatórias para com crianças e adolescentes negros e negras, com a criação de um espaço para que essas crianças e adolescentes possam se expressar com liberdade e respeito, com o levantamento de questões reflexivas referentes a esta problemática com a produção teórica sobre o racismo, identidades e relações étnico-raciais e com a desmistificação de ideologias curriculares andro-eurocêntricas nas concepções históricas que são pressupostos a implantação da Lei 10639/03 no currículo escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. pt_BR
dc.date.issued 2007-11-08
dc.description.abstract This monographic work is a requirement of the Full Degree course in Pedagogy of the Federal University of Campina Grande. We weave reflections on Law 10639/03 amending the LDB (Let of Education Guidelines and Bases) making the teaching of African and Afro-Brazilian History and Culture mandatory. THE research registered in this monograph was developed at Escola Profissional Monte Carmelo in Cajazeiras- PB, from October 2006 to September 2007. It aimed to discuss racial prejudice towards the African and Afro-descendants present in society, in particular at school; identify prejudice and racial discrimination expressed in the relationships of agents educational activities; identify implicit and explicit aspects linked to the racial prejudice and still analyze the importance of law 10639/03 in the curriculum, understanding this as an object of social construction. The interest in discussing the ethnic - racial relations occurred due to the process of rescue / construction of black identity, and inclusion of this group in the debates and policies of the University and school curriculum. And yet, in view of a new conception inclusive society that is being created at the beginning of this millennium. THE methodology used was bibliographic research and action research both with qualitative character.The data collection instruments were the participant observation, questionnaires, interviews and focus group. It will contribute with this work at the university and school level, with the breaking of the silence about racist and discriminatory practices and attitudes towards black and black children and adolescents, with the creation of a space for that these children and adolescents can express themselves freely and respect, with the raising of reflective questions regarding this problematic with theoretical production on racism, identities and relationships ethnic-racial and demystifying curricular ideologies andro-eurocentric concepts in historical conceptions that are presupposed to implantation of Law 10639/03 in the school curriculum. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13096
dc.date.accessioned 2020-06-30T19:36:50Z
dc.date.available 2020-06-30
dc.date.available 2020-06-30T19:36:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Preconceito racial pt_BR
dc.subject Racismo na escola pt_BR
dc.subject Descriminação étnico - racial pt_BR
dc.subject Exclusão racial na escola pt_BR
dc.subject Racial prejudice pt_BR
dc.subject Racism at school pt_BR
dc.subject Ethnic - racial discrimination pt_BR
dc.subject Racial exclusion in school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Adenice Guilherme dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Racism, Afro-descent and the importance of law 10639/03. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Adenice Guilherme dos. Racismo, afro-descendência e a importância da lei 10639/03. 2007. 116f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta