DSpace/Manakin Repository

O planejamento escolar numa perspectiva dialógica.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Elzanir dos. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 pt_BR
dc.description.resumo O planejamento escolar é uma atividade que supõe o conhecimento da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. Tendo em vista que, na maioria das escolas a ação de planejar vem sendo reduzida à simples burocracias administrativas como preenchimento de formulários e cópias dos planos anteriores, surgiu a necessidade de pesquisar o planejamento de ensino por uma outra ótica, ainda pouco explorada nas escolas- a de construção do planejamento dialógico. Esta perspectiva parte do princípio da participação coletiva na construção do planejamento, valorizando a consciência de cooperação e a intencionalidade quanto aos objetivos escolares. O planejamento, nesta ótica é uma forma de superar as suas concepções anteriores, tendo como objetivo a transformação da sociedade pela participação ativa de cidadãos críticos. A contribuição deste trabalho não se refere a reflexão desenvolvidas sobre as dificuldades no ato de se planejar encontradas pelos professores da Escola Fundamental Adauto Ferreira da rede pública de ensino do município de Santa Cruz- Paraíba, dificuldades estas relatadas pelas próprias professoras através de conversas informais. Com este estudo quero contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da escola, fornecendo suporte teórico que viabilizou a reflexão dos docentes sobre o ato de se planejar, através de alguns encontros realizados com as professoras. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. pt_BR
dc.date.issued 2004
dc.description.abstract School planning is an activity that assumes knowledge of the dynamics of the teaching-learning process and the external conditions that determine its effectiveness. Bearing in mind that, in most schools, the action of planning has been reduced to simple administrative bureaucracies such as filling out forms and copies of previous plans, the need arose to research teaching planning from another perspective, still little explored in schools- the construction of dialogical planning. This perspective starts from the principle of collective participation in the construction of planning, valuing the awareness of cooperation and intentionality regarding school objectives. Planning, in this perspective, is a way to overcome its previous conceptions, aiming at the transformation of society through the active participation of critical citizens. The contribution of this work does not refer to the reflection developed on the difficulties in the act of planning encountered by the teachers of the Adauto Ferreira Elementary School in the public school system in the municipality of Santa Cruz-Paraíba, difficulties reported by the teachers themselves through informal conversations. With this study I want to contribute to the teaching-learning process of the school, providing theoretical support that enabled the reflection of teachers on the act of planning, through some meetings held with teachers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13097
dc.date.accessioned 2020-06-30T21:09:54Z
dc.date.available 2020-06-30
dc.date.available 2020-06-30T21:09:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento escolar pt_BR
dc.subject Planejamento de ensino pt_BR
dc.subject Ensino fundamental-planejamento pt_BR
dc.subject School planning pt_BR
dc.subject Teaching Planning pt_BR
dc.subject Elementary education-planning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Alecidia Karina de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School planning in a dialogical perspective. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Alecidia Karina de. O planejamento escolar numa perspectiva dialógica. 2004. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta