Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Elzanir dos. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 pt_BR
dc.description.resumo Frente a realidade das escolas públicas, e em particular da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Acadêmico Francisco Vidal de Moura, localizada na cidade de Serra Grande- Paraíba, percebemos inúmeras dificuldades, sobretudo nos aspectos referentes à leitura e à escrita. Buscamos identificar e analisar com maior profundidade as dificuldades das professoras no processo de ensino da leitura e da escrita, a partir de então formulamos como questão central: por que os professores sentem dificuldades para trabalhar a leitura e a escrita nas séries iniciais de ensino fundamental? As dificuldades que as professoras enfrentam em relação ao ensino da leitura e da escrita podem estar vinculadas a falta de incentivo dos pais, pouco interesse dos alunos, turmas numerosas, como também a má formação do professor. Optamos pelo tema leitura e escrita, pela sua relevância social e cultural, uma vez que constitui um processo de vital importância na construção de sujeitos críticos e autônomos para atuar na vida pública e, consequentemente , por ampliar os conhecimentos, desenvolvendo pensamento lógico e acima de tudo, por termos interesse especial em desenvolvermos uma proposta de trabalho que possibilitasse uma reflexão sobre o tema de modo a construirmos de alguma forma para redimensionamento de práticas de ensino da leitura e escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Leitura e escrita na escola: ainda um desafio. pt_BR
dc.date.issued 2004
dc.description.abstract Facing the reality of public schools, and in particular the Municipal School of Early Childhood Education and Academic Elementary Francisco Vidal de Moura, located in the city of Serra Grande-Paraíba, we noticed numerous difficulties, especially in aspects related to reading and writing. We seek to identify and analyze in greater depth the difficulties of teachers in the process of teaching reading and writing, from then on we formulated as a central question: why do teachers experience difficulties in working with reading and writing in the initial grades of elementary school? The difficulties that teachers face in relation to the teaching of reading and writing may be linked to lack of encouragement from parents, little interest from students, large classes, as well as poor teacher training. We opted for the theme of reading and writing, for its social and cultural relevance, since it constitutes a process of vital importance in the construction of critical and autonomous subjects to act in public life and, consequently, for expanding knowledge, developing logical thinking and above all. all, because we have a special interest in developing a work proposal that would allow a reflection on the theme in order to build in some way to resize reading and writing teaching practices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13098
dc.date.accessioned 2020-06-30T21:37:48Z
dc.date.available 2020-06-30
dc.date.available 2020-06-30T21:37:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura e escrita- ensino pt_BR
dc.subject Prática de ensino- leitura e escrita pt_BR
dc.subject Reading and writing - teaching pt_BR
dc.subject Teaching-reading and writing practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Francisca das Chagas de.
dc.creator SOUSA, Luzenira Duarte de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading and writing at school: still a challenge. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Francisca das Chagas de; SOUSA, Luzenira Duarte de. Leitura e escrita na escola: ainda um desafio. 2004. 78f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta