DSpace/Manakin Repository

O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Elzanir dos. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 pt_BR
dc.description.resumo O que motivou a realizar o presente estudo foi a constatação, através de minha vivência como professora, das dificuldades que nossos alunos enfrentam para aprender a ler e escrever, como também pode perceber através do diálogo com colegas docentes uma certa dificuldade em relação ao ensino da leitura e da escrita. Percebi a importância de estudar a temática de ensino da leitura e da escrita, porque através da mesma estamos trabalhando a consciência de nossos alunos, estamos construindo alunos que tenham pleno conhecimento do mundo e da linguagem. Este trabalho teve como objetivo de encontrar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores., irei analisar o processo de ensino da leitura e da escrita, com professores do ensino da leitura, com professores do Ensino Fundamental da Escola Municipal Mariano Thomaz, da cidade de São José de Caiana no Estado da Paraíba. Como objetivo específico, refletir acerca das possíveis dificuldades vivenciadas pelos professores no processo de ensino de leitura e escrita, investigara a metodologia desenvolvida no ensino da leitura e escrita e analisar como os professores definem a leitura e a escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2004-09
dc.description.abstract What motivated us to carry out the present study was the observation, through my experience as a teacher, of the difficulties that our students face in learning to read and write, as they can also perceive through the dialogue with fellow teachers a certain difficulty in relation to the teaching of reading and writing. I realized the importance of studying the theme of teaching reading and writing, because through it we are working on the conscience of our students, we are building students who have full knowledge of the world and language. This work aimed to find the main difficulties faced by teachers., I will analyze the process of teaching reading and writing, with teachers of reading teaching, with teachers of the Elementary School of the Municipal School Mariano Thomaz, in the city of São José of Caiana in the State of Paraíba. As a specific objective, to reflect on the possible difficulties experienced by teachers in the process of teaching reading and writing, investigating the methodology developed in teaching reading and writing and analyzing how teachers define reading and writing. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13099
dc.date.accessioned 2020-06-30T22:07:41Z
dc.date.available 2020-06-30
dc.date.available 2020-06-30T22:07:41Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Writing pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Francisca Leite.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The process of teaching reading and writing in the early grades of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Francisca Leite. O processo de ensino da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. 2004. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta