Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SANTOS, Elzanir dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, Elzanir dos. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6308741288364583 pt_BR
dc.description.resumo O planejamento escolar é entendido como uma atividade que supõe o conhecimento de dinâmica do processo- ensino- aprendizagem e das condições externas que determinam a sua efetivação. É preciso pensar o planejamento como um guia, como um instrumento norteador que requer muitas habilidades, dentre as quais a consciência humilde de saber que precisamos uns dos outros. O planejamento pressupõe a constante revisão e reflexão das propostas e ações, devendo ser flexível, o que implica um trabalho de organização por parte do educador. Planejar é uma atividade primordial para o enriquecimento do processo didático e metodológico da prática docente. Em visita a Escola Estadual de Ensino Fundamental José Leite em Conceição-PB, através de conversas informais com as professoras, percebi as dificuldades que estas encontravam durante a atividade de planejar. O desenvolvimento educacional deve ser desenvolvido de forma a contribuir no processo ensino-aprendizagem pois, trata-se de um assunto que deve estar sempre presente na ação docente e faz parte da reflexão cotidiana do educador. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O planejamento escolar participativo. pt_BR
dc.date.issued 2004
dc.description.abstract School planning is understood as an activity that assumes the knowledge of the dynamics of the teaching-learning process and the external conditions that determine its effectiveness. It is necessary to think of planning as a guide, as a guiding instrument that requires many skills, including the humble awareness of knowing that we need each other. Planning presupposes the constant review and reflection of proposals and actions, and must be flexible, which implies organizational work on the part of the educator. Planning is a fundamental activity for the enrichment of the didactic and methodological process of teaching practice. Visiting the José Leite State Elementary School in Conceição-PB, through informal conversations with the teachers, I realized the difficulties they encountered during the planning activity. Educational development must be developed in order to contribute to the teaching-learning process, as it is a subject that must always be present in the teaching action and is part of the educator's daily reflection.   pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13100
dc.date.accessioned 2020-06-30T22:35:01Z
dc.date.available 2020-06-30
dc.date.available 2020-06-30T22:35:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento escolar pt_BR
dc.subject School planning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTILDES, Maria Célia Ramalho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Participatory school planning. pt_BR
dc.identifier.citation MARTILDES, Maria Célia Ramalho. O planejamento escolar participativo. 2004. 41f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2004. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta