dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, A. L. M. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A televisão tem expandido sua cultura através do seu poder de penetração em todos os
ângulos da vida em sociedade. Considera-se que, num pais como o Brasil de hoje, a
televisão e o Meio de Comunicação de Massa que tem mais condições de promover a
socialização do conhecimento, dispensando muitas vezes, a realização da leitura para ter
acesso a informações que, sem este veiculo, seria somente privilegio de poucos.
E de nosso interesse, compreender melhor, através das investigações teóricas e de campo,
alguns elementos que caracterizam os "efeitos midiáticos", procedentes do poder de
designação da mídia televisiva sobre crianças e jovens. Nesse contexto, preocupamo-nos
com o privilegio dado pela televisão, ao entretenimento e a produção de recortes bastante
redutivos da realidade conforme as representações dominantes, que envolve a
impossibilidade de se tomar um veiculo democrático de educação e conscientização das
massas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O papel da escola no processo de formação de alunos telespectadores. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2007 |
|
dc.description.abstract |
Television has expanded its culture through its power to penetrate all
angles of life in society. It is considered that, in a country like Brazil today, the
television and the Mass Media that is best able to promote
socialization of knowledge, often dispensing with reading to have
access to information that, without this vehicle, would be the privilege of only a few.
And in our interest, to better understand, through theoretical and field investigations,
some elements that characterize the "media effects", coming from the power of
designation of television media about children and youth. In this context, we are concerned
with the privilege given by television, entertainment and the production of clippings
of reality according to the dominant representations, which involves the
impossibility of becoming a democratic vehicle for education and awareness of
pastas. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13105 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-01T19:17:37Z |
|
dc.date.available |
2020-07-01 |
|
dc.date.available |
2020-07-01T19:17:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Mídia televisiva |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologia midiática |
pt_BR |
dc.subject |
TV - mediação pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Pratica de ensino - recursos tecnológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos telespectadores |
pt_BR |
dc.subject |
Educational technology |
pt_BR |
dc.subject |
Television media |
pt_BR |
dc.subject |
Mediatic ideology |
pt_BR |
dc.subject |
TV - pedagogical mediation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - technological resources |
pt_BR |
dc.subject |
Students viewers |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Adna Souza de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The role of the school in the training process of student viewers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Adna Souza de. O papel da escola no processo de formação de alunos telespectadores. 2007. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007. |
pt_BR |