DSpace/Manakin Repository

Um olhar sobre a história veiculada em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABRANTES, M. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4152033150589682 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Idelsuite de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 pt_BR
dc.description.resumo A historia veiculada em sala de aula pode constituir-se em importante espaço de discussão sobre a formação do aluno com o sujeito histórico e cidadão responsável pelo destino da sua historia e da sua sociedade em que vive. Este trabalho e resultado de uma pesquisa acerca da historia veiculada em sala de aula. O referido estudo tem como objetivo compreender a percepção dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental sobre a historia ensinada e aprendida em sala de aula, no desenvolvimento do seu processo de escolarização. Para atingir tal proposito foram utilizados, para coletar os dados, dois instrumentos, quais sejam: o questionário e a entrevista. O questionário, composto por questões objetivas e subjetivas, buscou captar informações gerais sobre a disciplina historia, no que se refere ao seu ensino e aprendizagem. A entrevista, realizada através do grupo focal, buscou aprofundar o entendimento dos alunos sobre a historia veiculada em sala de aula e a sua compreensão como sujeito histórico. Os resultados indicam que os alunos compreendem a historia como uma disciplina que estuda fatos e personagens do passado, resumindo-a ao estudo de datas comemorativas. Conclui-se que os alunos tem uma noção restrita da ciência histórica, resultado da forma como a disciplina e veiculada em sala de aula. Os referidos alunos consideram a historia como algo realizado por outros, distanciando-se da possibilidade de agirem como sujeitos históricos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Um olhar sobre a história veiculada em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13109
dc.date.accessioned 2020-07-02T09:48:51Z
dc.date.available 2020-07-02
dc.date.available 2020-07-02T09:48:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História - ensino pt_BR
dc.subject História - concepção de alunos pt_BR
dc.subject Sujeito histórico pt_BR
dc.subject História veiculada pt_BR
dc.subject History - teaching pt_BR
dc.subject History - conception of students pt_BR
dc.subject Historical subject pt_BR
dc.subject Story served pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABRANTES, Maria das Graças de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A look at the story conveyed in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation ABRANTES, Maria das Graças de. Um olhar sobre a história veiculada em sala de aula. 2009. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta