dc.creator.ID |
ABRANTES, M. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4152033150589682 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Idelsuite de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A historia veiculada em sala de aula pode constituir-se em importante espaço de discussão sobre a formação do aluno com o sujeito histórico e cidadão responsável pelo destino da sua historia e da sua sociedade em que vive. Este trabalho e resultado de uma pesquisa acerca da historia veiculada em sala de aula. O referido estudo tem como objetivo compreender a percepção dos alunos do 5° ano do Ensino Fundamental sobre a historia ensinada e aprendida em sala de aula, no desenvolvimento do seu processo de escolarização. Para atingir tal proposito foram utilizados, para coletar os dados, dois instrumentos, quais sejam: o questionário e a entrevista. O questionário, composto por questões objetivas e subjetivas,
buscou captar informações gerais sobre a disciplina historia, no que se refere ao seu ensino e aprendizagem. A entrevista, realizada através do grupo focal, buscou aprofundar o entendimento dos alunos sobre a historia veiculada em sala de aula e a sua compreensão como sujeito histórico. Os resultados indicam que os alunos compreendem a historia como uma disciplina que estuda fatos e personagens do passado, resumindo-a ao estudo de datas comemorativas. Conclui-se que os alunos tem uma noção restrita da ciência histórica, resultado da forma como a disciplina e veiculada em sala de aula. Os referidos alunos
consideram a historia como algo realizado por outros, distanciando-se da possibilidade de
agirem como sujeitos históricos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar sobre a história veiculada em sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13109 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-02T09:48:51Z |
|
dc.date.available |
2020-07-02 |
|
dc.date.available |
2020-07-02T09:48:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
História - concepção de alunos |
pt_BR |
dc.subject |
Sujeito histórico |
pt_BR |
dc.subject |
História veiculada |
pt_BR |
dc.subject |
History - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
History - conception of students |
pt_BR |
dc.subject |
Historical subject |
pt_BR |
dc.subject |
Story served |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABRANTES, Maria das Graças de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A look at the story conveyed in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABRANTES, Maria das Graças de. Um olhar sobre a história veiculada em sala de aula. 2009. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |