Mostrar registro simples

dc.creator.ID MACIEL, R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo O referido trabalho cientifico objetivou mostrar a relevância do terna "Indisciplina na escola: limites ou liberdade", a ser discutido e trabalhado na escola, possibilitando formar cidadãos que possam desenvolver seu caráter critico e ao mesmo tempo exigindo dos educandos criatividade, flexibilidade, escuta e acima de tudo limites. Antes a tarefa de educar era (ao menos aparentemente) mais simples, pela existência de regras rígidas, quase dogmáticas. Com o decorrer dos anos, a globalização, o avanço da tecnologia, o amplo acesso a cultura, e diante de uma grande massa de informação sobre o processo educativo, educar torna-se um ato mais complexo, e a teoria se toma cada vez mais distante da realidade familiar e educacional. Pais e educadores por confusão ou insegurança, são levados a posições excessivamente, liberais, mescladas de culpa ao tentarem impor limites aos filhos e alunos. Isso resulta muitas vezes, era uma completa ausência de autoridade, já que educar implica sempre, em menor ou maior grau, a necessidade de impor limites, mediante regras básicas claramente estabelecidas. Nessas inversões de papeis, o autoritarismo e tirania dos pais e professores cedem lugar ao autoritarismo a tirania dos filhos e alunos. O dialogo, o respeito, o companheirismo e a comunicação verdadeira são essenciais para o desenvolvimento, assim como o limite e a disciplina. As regras justas são de uma ajuda indispensável. Regras justas, e não regras inflexíveis, já que a agressividade e o autoritarismo podem gerar rancores, hostilidade, sentimentos de rejeição e rebeldia. Só se educa aquele que não se tem necessidade de dominar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Indisciplina na escola: limites ou liberdades. pt_BR
dc.date.issued 2009-02-20
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13113
dc.date.accessioned 2020-07-02T10:51:06Z
dc.date.available 2020-07-02
dc.date.available 2020-07-02T10:51:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Indisciplina escolar pt_BR
dc.subject Aluno indisciplinado pt_BR
dc.subject Relação professor - aluno pt_BR
dc.subject Indisciplina em sala de aula pt_BR
dc.subject School indiscipline pt_BR
dc.subject Undisciplined student pt_BR
dc.subject Teacher - student relationship pt_BR
dc.subject Indiscipline in the classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MACIEL, Renata de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Indiscipline at school: limits or freedoms. pt_BR
dc.identifier.citation MACIEL, Renata de Sousa. Indisciplina na escola: limites ou liberdades. 2009. 49f. Monografia -(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta