dc.creator.ID |
MACIEL, R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O referido trabalho cientifico objetivou mostrar a relevância do terna "Indisciplina na escola: limites ou liberdade", a ser discutido e trabalhado na escola, possibilitando formar cidadãos que possam desenvolver seu caráter critico e ao mesmo tempo exigindo dos educandos criatividade, flexibilidade, escuta e acima de tudo limites. Antes a tarefa de educar era (ao menos aparentemente) mais simples, pela existência de regras rígidas, quase dogmáticas. Com o decorrer dos anos, a globalização, o avanço da tecnologia, o amplo acesso a cultura, e diante de uma grande massa de informação sobre o processo educativo, educar torna-se um ato mais complexo, e a teoria se toma cada vez mais distante da realidade familiar e educacional. Pais e educadores por confusão ou insegurança, são levados a posições excessivamente, liberais, mescladas de culpa ao tentarem impor limites aos filhos e alunos. Isso resulta muitas vezes,
era uma completa ausência de autoridade, já que educar implica sempre, em menor ou maior grau, a necessidade de impor limites, mediante regras básicas claramente estabelecidas. Nessas inversões de papeis, o autoritarismo e tirania dos pais e professores cedem lugar ao autoritarismo a tirania dos filhos e alunos. O dialogo, o respeito, o companheirismo e a comunicação verdadeira são essenciais para o desenvolvimento, assim como o limite e a disciplina. As regras justas são de uma ajuda indispensável. Regras justas, e não regras inflexíveis, já que a agressividade e o autoritarismo podem gerar rancores, hostilidade, sentimentos de rejeição e rebeldia. Só se educa aquele que não se tem necessidade de dominar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Indisciplina na escola: limites ou liberdades. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009-02-20 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13113 |
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dc.date.accessioned |
2020-07-02T10:51:06Z |
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dc.date.available |
2020-07-02 |
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dc.date.available |
2020-07-02T10:51:06Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplina escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno indisciplinado |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor - aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Indisciplina em sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
School indiscipline |
pt_BR |
dc.subject |
Undisciplined student |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher - student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Indiscipline in the classroom |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MACIEL, Renata de Sousa. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
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dc.language |
por |
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dc.title.alternative |
Indiscipline at school: limits or freedoms. |
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dc.identifier.citation |
MACIEL, Renata de Sousa. Indisciplina na escola: limites ou liberdades. 2009. 49f. Monografia -(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
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