dc.creator.ID |
SILVA, W. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5971615091818379 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho de monografia intitulado de Educação Lúdica: visualizando e
compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino-aprendizagem, volta-se
a analise das concepções dos docentes e discentes acerca da pratica dos jogos
pedagógicos efetivada em sala de aula. Para o alcance desse objetivo, realizou-se
observações sistematizadas em sala de aula, bem como a aplicação de questionários
direcionados a educadores e educandos, no sentido de apreender os significados
constituídos pelos mesmos quanto ao uso de jogos numa perspectiva de potencializador
do ensino-aprendizagem. Analisando-se os dados obtidos e considerando-se, ainda, a
pratica pedagógica implementada em sala de aula, pode-se inferir que a concepção de
ensino, para ambas as categorias, em relação a pratica do jogo ainda esta em certa
medida relacionada a uma compreensão mais de diversão, brincadeiras, em detrimento
de seu uso como elemento de promoção da aprendizagem escolar. A ideia de uma
educação pautada nos princípios de uma Educação Lúdica, aqui representada através
dos jogos, apresenta-se com mais veemência no discurso de educadores e educandos.
Na pratica, essa teoria nao efetiva-se completamente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico como prática de aprendizagem na educação infantil. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13116 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-02T12:25:49Z |
|
dc.date.available |
2020-07-02 |
|
dc.date.available |
2020-07-02T12:25:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Education of children |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Wiviane Andrade da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Play as a learning practice in early childhood education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Wiviane Andrade da. O lúdico como prática de aprendizagem na educação infantil. 2009. 130f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |