DSpace/Manakin Repository

O lúdico como prática de aprendizagem na educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, W. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5971615091818379 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Edinaura Almeira de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho de monografia intitulado de Educação Lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino-aprendizagem, volta-se a analise das concepções dos docentes e discentes acerca da pratica dos jogos pedagógicos efetivada em sala de aula. Para o alcance desse objetivo, realizou-se observações sistematizadas em sala de aula, bem como a aplicação de questionários direcionados a educadores e educandos, no sentido de apreender os significados constituídos pelos mesmos quanto ao uso de jogos numa perspectiva de potencializador do ensino-aprendizagem. Analisando-se os dados obtidos e considerando-se, ainda, a pratica pedagógica implementada em sala de aula, pode-se inferir que a concepção de ensino, para ambas as categorias, em relação a pratica do jogo ainda esta em certa medida relacionada a uma compreensão mais de diversão, brincadeiras, em detrimento de seu uso como elemento de promoção da aprendizagem escolar. A ideia de uma educação pautada nos princípios de uma Educação Lúdica, aqui representada através dos jogos, apresenta-se com mais veemência no discurso de educadores e educandos. Na pratica, essa teoria nao efetiva-se completamente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O lúdico como prática de aprendizagem na educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13116
dc.date.accessioned 2020-07-02T12:25:49Z
dc.date.available 2020-07-02
dc.date.available 2020-07-02T12:25:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Psicologia educacional pt_BR
dc.subject Educação de crianças pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Educational Psychology pt_BR
dc.subject Education of children pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Wiviane Andrade da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Play as a learning practice in early childhood education. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Wiviane Andrade da. O lúdico como prática de aprendizagem na educação infantil. 2009. 130f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta