dc.creator.ID |
LIMA, M. J. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O trabalho tem como tema: "o aprendizado da leitura", devido ser um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas, professores e alunos, persistindo assim cotidianamente em sala de aula. O mesmo torna-se de grande importância, partindo da constatação de que a aprendizagem começa muito cedo na vida das crianças e só torna-se mais evidente no ensino
formal. O trabalho tem como objetivo geral, analisar as dificuldades de aprendizagem de
leitura no cotidiano escolar, e como objetivos específicos: identificar os tipos de dificuldades
de leitura pelos alunos em sala de aula, observar em quais conteúdos e disciplinas os alunos
tem mais dificuldades de usar a leitura e analisar a metodologia do professor em sala de aula.
As metodologias utilizadas durante a pesquisa foram o estudo de caso, observações e
questionários aplicados com os gestores, professores e alunos da E. E. E. I . F. M. "João da
Mata". O trabalho esta dividido em três capítulos. No primeiro capitulo começamos fazendo
um resgate histórico da leitura na sociedade, bem como, abordando diversos conceitos de
leitura, e de alfabetização e letramento. Já no segundo capitulo falamos das dificuldades de aprendizagem de leitura, definindo assim os fatores e causas que dificultam o aprendizado da leitura, falamos também um pouco do papel da escola e do professor, bem como, a sua formação no ensino da leitura. No ultimo capitulo apresentaremos o percurso metodológico e a analise dos dados dos questionários dos gestores, professores e alunos e a analise do estagio.
E por fim estão as considerações finais, referencias bibliográficas e anexos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13117 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-02T12:43:32Z |
|
dc.date.available |
2020-07-02 |
|
dc.date.available |
2020-07-02T12:43:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - dificuldades de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Alfabetização e letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - learning difficulties |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - teaching methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy and literacy |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Magna Janicleide Freires de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning to read: a major challenge in everyday school life. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Magna Janicleide Freires de. O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar. 2009. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |