DSpace/Manakin Repository

O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, M. J. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo O trabalho tem como tema: "o aprendizado da leitura", devido ser um dos grandes problemas enfrentados pelas escolas, professores e alunos, persistindo assim cotidianamente em sala de aula. O mesmo torna-se de grande importância, partindo da constatação de que a aprendizagem começa muito cedo na vida das crianças e só torna-se mais evidente no ensino formal. O trabalho tem como objetivo geral, analisar as dificuldades de aprendizagem de leitura no cotidiano escolar, e como objetivos específicos: identificar os tipos de dificuldades de leitura pelos alunos em sala de aula, observar em quais conteúdos e disciplinas os alunos tem mais dificuldades de usar a leitura e analisar a metodologia do professor em sala de aula. As metodologias utilizadas durante a pesquisa foram o estudo de caso, observações e questionários aplicados com os gestores, professores e alunos da E. E. E. I . F. M. "João da Mata". O trabalho esta dividido em três capítulos. No primeiro capitulo começamos fazendo um resgate histórico da leitura na sociedade, bem como, abordando diversos conceitos de leitura, e de alfabetização e letramento. Já no segundo capitulo falamos das dificuldades de aprendizagem de leitura, definindo assim os fatores e causas que dificultam o aprendizado da leitura, falamos também um pouco do papel da escola e do professor, bem como, a sua formação no ensino da leitura. No ultimo capitulo apresentaremos o percurso metodológico e a analise dos dados dos questionários dos gestores, professores e alunos e a analise do estagio. E por fim estão as considerações finais, referencias bibliográficas e anexos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13117
dc.date.accessioned 2020-07-02T12:43:32Z
dc.date.available 2020-07-02
dc.date.available 2020-07-02T12:43:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Leitura - dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura - metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Alfabetização e letramento pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reading - learning difficulties pt_BR
dc.subject Reading - teaching methodology pt_BR
dc.subject Literacy and literacy pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Magna Janicleide Freires de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning to read: a major challenge in everyday school life. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Magna Janicleide Freires de. O aprendizado da leitura: um grande desafio no cotidiano escolar. 2009. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta