DSpace/Manakin Repository

Educação lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino - aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, W. N. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2496155427801550 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho de monografia intitulado de Educação Lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino-aprendizagem, volta-se a analise das concepções dos docentes e discentes acerca da pratica dos jogos pedagógicos efetivada em sala de aula. Para o alcance desse objetivo, realizou-se observações sistematizadas em sala de aula, bem como a aplicação de questionários direcionados a educadores e educandos, no sentido de apreender os significados constituídos pelos mesmos quanto ao uso de jogos numa perspectiva de potencializador do ensino-aprendizagem. Analisando-se os dados obtidos e considerando-se, ainda, a pratica pedagógica implementada em sala de aula, pode-se inferir que a concepção de ensino, para ambas as categorias, em relação a pratica do jogo ainda esta em certa medida relacionada a uma compreensão mais de diversão, brincadeiras, em detrimento de seu uso como elemento de promoção da aprendizagem escolar. A ideia de uma educação pautada nos princípios de uma Educação Lúdica, aqui representada através dos jogos, apresenta-se com mais veemência no discurso de educadores e educandos. Na pratica, essa teoria não efetiva-se completamente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino - aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13121
dc.date.accessioned 2020-07-02T13:26:50Z
dc.date.available 2020-07-02
dc.date.available 2020-07-02T13:26:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Jogos e brincadeiras pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Jogos pedagógicos pt_BR
dc.subject Jogos em sala de aula pt_BR
dc.subject Games and games pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Educational games pt_BR
dc.subject Classroom games pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Wigna Nibegna Assis de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Playful education: visualizing and understanding the game as a potential element of teaching - learning. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Wigna Nibegna Assis de. Educação lúdica: visualizando e compreendendo o jogo como elemento potencializador do ensino - aprendizagem. 2009. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta