Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALEXANDRE, L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Idelsuite de Sousa.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, I. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 pt_BR
dc.description.resumo A leitura possibilita o acesso ao mundo do conhecimento letrado e permite adquirir saberes necessários para a vida em sociedade. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre leitura realizada com alunos do 5° ano do Ensino fundamental. Teve como objetivo identificar como os alunos analisam seu desenvolvimento no processo de ler textos e como compreendem as praticas de leitura na escola. Para a realização da pesquisa, de caráter qualitativo, foi utilizado como instrumentos de coleta de dados o questionário com questões objetivas e subjetivas. A analise das informações foi feita com base nos estudos de Kleiman (1999), Cagliari (1995), Martins (1994), entre outros. Os resultados indicam que mesmo a leitura sendo uma necessidade humana e social os alunos consideram que leem pouco e a fazem apenas quando o texto e curto e fácil. Consideram a leitura como algo que precisa ser melhorada e que a realizam apenas quando e para responder as atividades da escola. Conclui-se que os alunos tem uma visão limitada da leitura entendendo-a como decifração de palavras e que e realizada para cumprir uma obrigação escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Ser leitor: a visão dos alunos 5º ano. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13128
dc.date.accessioned 2020-07-02T15:00:20Z
dc.date.available 2020-07-02
dc.date.available 2020-07-02T15:00:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escola- prática de leitura pt_BR
dc.subject Atividades escolares pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject School - reading practice pt_BR
dc.subject School activities pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALEXANDRE, Lucineide Maciel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Being a reader: the view of 5th grade students. pt_BR
dc.identifier.citation ALEXANDRE, Lucineide Maciel. Ser leitor: a visão dos alunos 5º ano. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta