dc.creator.ID |
ALEXANDRE, L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Idelsuite de Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, I. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A leitura possibilita o acesso ao mundo do conhecimento letrado e permite adquirir saberes
necessários para a vida em sociedade. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre
leitura realizada com alunos do 5° ano do Ensino fundamental. Teve como objetivo identificar
como os alunos analisam seu desenvolvimento no processo de ler textos e como compreendem as
praticas de leitura na escola. Para a realização da pesquisa, de caráter qualitativo, foi utilizado
como instrumentos de coleta de dados o questionário com questões objetivas e subjetivas. A
analise das informações foi feita com base nos estudos de Kleiman (1999), Cagliari (1995),
Martins (1994), entre outros. Os resultados indicam que mesmo a leitura sendo uma necessidade
humana e social os alunos consideram que leem pouco e a fazem apenas quando o texto e curto e
fácil. Consideram a leitura como algo que precisa ser melhorada e que a realizam apenas quando
e para responder as atividades da escola. Conclui-se que os alunos tem uma visão limitada da
leitura entendendo-a como decifração de palavras e que e realizada para cumprir uma obrigação
escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Ser leitor: a visão dos alunos 5º ano. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13128 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-02T15:00:20Z |
|
dc.date.available |
2020-07-02 |
|
dc.date.available |
2020-07-02T15:00:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Escola- prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades escolares |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
School - reading practice |
pt_BR |
dc.subject |
School activities |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALEXANDRE, Lucineide Maciel. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Being a reader: the view of 5th grade students. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALEXANDRE, Lucineide Maciel. Ser leitor: a visão dos alunos 5º ano. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |