dc.creator.ID |
ALVES, R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho de monografia intitulado a ressignificação da pratica de leitura:
ensaios e contribuições para formação de leitores críticos terá por objetivo despertar
educadores para um novo paradigma da leitura que se constitui como pratica social
e mote de participação efetiva na cultura grafocêntrica, bem como desenvolve o
processo de formação do leitor critico inserido no mundo da informação que exige
novas formas de compreensão da realidade. Para alcançar esse objetivo realizamos
observações sistematizadas na escola, objeto de estudo deste trabalho. Alem disso,
aplicamos questionários direcionados a docentes e discentes, na perspectiva de
aprender a concepção de leitura desenvolvida por eles. A partir da analise de dados
obtidas podemos inferir que no discurso de ambos os sujeitos educativos a pratica
de leitura apresentamos de modo diversificado, utilizando para isso diversos
recursos metodológicos. No entanto, na pratica, observamos que as atividades que
envolvem a leitura efetiva-se de modo tradicional a partir dos textos do livro didático. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13137 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-02T17:00:55Z |
|
dc.date.available |
2020-07-02 |
|
dc.date.available |
2020-07-02T17:00:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação do leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Leitor crítico |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Critical reader |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Rafaella Mangueira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Resignation from the practice of reading: essays and contributions to the formation of critical readers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Rafaella Mangueira. A resignação da prática da leitura: ensaios e contribuições para a formação de leitores críticos. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |