dc.creator.ID |
WATT, V. M. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa intitulada AS CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL
NA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTlCOS E CONSCIENTES, deu-se mediante a
necessidade que a escola enfrenta para a formação de alunos leitores. E a
literatura infantil surge para apresentar a criança o mundo lúdico, magico e
encantador que a leitura pode proporcionar. O que motivou a realização deste
trabalho foi o fato de que as crianças demonstram prazer na leitura de historinhas
ou cantando cancões, mas com o passar dos anos abandonam o habito da leitura.
Dai a razão de introduzir diversos gêneros literários nos conteúdos das aulas, por
acreditar que quanta mais experiencias agradáveis tiverem com a leitura durante a
infância, maiores serão as chances de que vejam na leitura mais que um momento
de lazer e sim oportunidade de conhecimento. A metodologia aplicada foi o estudo
de caso, sendo aplicada na E.E.E.F Desembargador Boto, e o instrumento para a
coleta de dados foi o questionário, o qual aplicou-se a vinte alunos do segundo ano
do ensino fundamental, três professora sendo duas atuando nos segundo ano e a
outra no primeiro ano do ensino fundamental e a gestora da escola supracitada.
Pôde-se observar através de pesquisa teórica o consenso que ha entre muitos
estudiosos sobre a importância da literatura infantil e como ela contribui com a
formação de leitores, alguns ainda ressaltam que ela deve ser introduzida na
escola o quanta antes as crianças, não as privando de desfrutar do mundo
"magico" literário. Diante da importância da literatura infantil como um meio
facilitador para gerar nos alunos o habito da leitura, procurou-se por meio deste
trabalho, investigar de que maneira era estava sendo trabalhada em sala de aula
incentivando a leitura, qual o seu significado para as crianças e a veracidade sobre
o prazer que os gêneros literários proporcionam aos alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13142 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-02T18:18:33Z |
|
dc.date.available |
2020-07-02 |
|
dc.date.available |
2020-07-02T18:18:33Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Leitores críticos |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos leitores- formação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitores |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Readers |
pt_BR |
dc.subject |
Readers-training students |
pt_BR |
dc.subject |
Readers training |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contributions of children's literature in the formation of critical and conscious readers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
WATT, Vannucya Mabel Cândido Estrela. As contribuições da literatura infantil na formação de leitores críticos e conscientes. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |