DSpace/Manakin Repository

Entrelaçando saberes: uma proposta de conteúdos para o ensino de sociologia no ensino médio, sob a ótica das pedagogias feministas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID QUARESMA, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6004063972094406 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Isaac Alexandre da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, I. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0662696253778298 pt_BR
dc.contributor.referee1 VITAL, Adriana de Fátima Meira.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.quaresma
dc.description.resumo Esta dissertação tem como objetivo principal analisar as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular considerando o campo disciplinar da Sociologia, buscandocompreender até que ponto tais documentos apresentampossibilidades de ensino em torno do papel da mulher na sociedade contemporânea. Nesse sentido, iremos propor a inserção de elementos teóricos na óptica da pedagogia feminista que permitem a efetivação de seleção de conteúdo para aulas temáticas, pautadas numa perspectiva da equidade e emancipação feminina, os quais devem abordar a história do movimento feminista, o papel das mulheres,emancipação feminina e o empoderamento, bem como, a formulação de conceitos que promovamuma aprendizagem sociológica significativa em torno da temática abordada.O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, cuja abordagem priorizou as perspectivas bibliográfica e documental. Como referências teóricas, este trabalho foi fundamentado, principalmente nas obras de Roger Chartier (1988; 1990); Simone de Beauvoir (1980); e Zygmunt Bauman (2010). Cabe ressaltar que essa pesquisa coloca-se como proposta de ensino, cujas abordagens elencam temas à luz da teoria feminista, como forma de incluir, (re) pensar, (re) configurar as percepções em torno da história social contada para/com as mulheres e sobre as mulheres configurando maneiras de criar novos espaços e debates para combater a desigualdade de gênero. Portanto, a base metodológica é a teoria e a práxis feminista. A partir desta perspectiva, constatamos que o feminismo pode fundamentalmente contribuir para o campo educacional, contribuindo positivamente com a transformação da realidade social, com ênfase na questão de gênero e, por conseguinte, as vertentes do feminismo necessitam da educação para transformar,a partir de novos conceitos o mundo social. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title Entrelaçando saberes: uma proposta de conteúdos para o ensino de sociologia no ensino médio, sob a ótica das pedagogias feministas. pt_BR
dc.date.issued 2020-05-27
dc.description.abstract The main objective of this dissertation is to analyze the National Curriculum Guidelines for High School, the National Curriculum Parameters for High School and the National Common Curriculum Base considering the disciplinary field of Sociology, as a way to understand the extent to which such documents present teaching possibilities around the role of women in contemporary society. In this sense, we will seek to propose the insertion of theoretical elements in the perspective of feminist pedagogy that allow the effective selection of content for thematic classes based on a perspective of female equity and emancipation, which should address the history of the feminist movement, the role of women, female emancipation and empowerment, as well as the formulation of concepts that promote meaningful sociological learning around the theme addressed. The method used was qualitative research, whose approach prioritized the bibliographic and documentary perspectives. As theoretical references, this work was based mainly on the works of Roger Chartier (1988; 1990); Simone de Beauvoir (1980); and Zygmunt Bauman (2010). It is noteworthy that this research is placed as a teaching proposal, whose approaches link themes in the light of feminist theory, as a way to include, (re) think, (re) configure the perceptions around the social history told to/with women and about women configuring ways to create new spaces and debates to combat gender inequality. Therefore, the methodological basis is feminist theory and praxis. From this perspective, we find that feminism can fundamentally contribute to the educational field, in order to contribute positively to the transformation of the social reality, with emphasis on the issue of gender and, consequently, the aspects of feminism need education to transform the social world from new concepts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13143
dc.date.accessioned 2020-07-03T23:09:19Z
dc.date.available 2020-07-03
dc.date.available 2020-07-03T23:09:19Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia - ensino médio pt_BR
dc.subject Pedagogia feminista pt_BR
dc.subject Pedagogas feministas pt_BR
dc.subject Feminismo e Educação pt_BR
dc.subject Conteúdos de sociologia - currículo pt_BR
dc.subject Currículo - Sociologia pt_BR
dc.subject Sociology teaching - high school pt_BR
dc.subject Feminist pedagogy pt_BR
dc.subject Feminist pedagogues pt_BR
dc.subject Feminism and education pt_BR
dc.subject Sociology contents - curriculum pt_BR
dc.subject Curriculum - Sociology pt_BR
dc.subject Feminist educators pt_BR
dc.subject Educadoras feministas pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUARESMA, Rafaela Maurício.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interweaving knowledge: a content proposal for the teaching of sociology in high school, from the perspective of feminist pedagogies. pt_BR
dc.identifier.citation QUARESMA, Rafaela Maurício. Entrelaçando saberes: uma proposta de conteúdos para o ensino de sociologia no ensino médio, sob a ótica das pedagogias feministas. 2020. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13143 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta