DSpace/Manakin Repository

Representações sociais de discentes do ensino médio do Município de Afogados da Ingazeira (PE) acerca do trabalho reprodutivo realizado em suas residências.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, J. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1946630882137534 pt_BR
dc.contributor.advisor1 GALVÃO, Sheylla de Kassia Silva.
dc.contributor.advisor1ID GALVÃO, S. K. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1884866393566827 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Junia Marúsia Trigueiro de.
dc.contributor.referee2 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2020.dissertacao.oliveira2
dc.description.resumo A literatura sociológica, acerca do Trabalho Reprodutivo, não esclarece ao ensino médio de Sociologia sua função maior, qual seja examinar e, sobretudo, ver e dizer acerca de uma realidade em que mulheres estão “condicionadas” social, histórica e economicamente a práticas e ideologias próprias do patriarcado capitalista, aqui entendido como reprodução subalterna às exigências do capital econômico e manifestamente cultural no sentido reprodutivo. Essa é, portanto, uma pesquisa voltada à visibilidade do Trabalho Reprodutivo. Para tanto, foram feitas, num primeiro momento, análises teóricas marxianas, por entendermos que essas não fazem apenas a denúncia da invisibilidade do trabalho reprodutivo, mas propõem análises sobre a superação dessa desigual divisão sexual do trabalho, desde a casa à vida pública. Nesse sentido, esta dissertação busca, no espaço escolar, com o auxílio das Teorias das Representações Sociais e pesquisa de campo ancorada, sobretudo, nas análises dos Grupos de Discussão, buscar as explicações teóricas e práticas sobre questões acerca da necessária dizibilidade e visibilidade do trabalho reprodutivo enquanto categoria sociologicamente analítica na sala de aula de Sociologia, e dito isso, como, o/a docente de Sociologia representa socialmente o Trabalho Reprodutivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia. pt_BR
dc.title Representações sociais de discentes do ensino médio do Município de Afogados da Ingazeira (PE) acerca do trabalho reprodutivo realizado em suas residências. pt_BR
dc.date.issued 2020-05-28
dc.description.abstract The sociological literature on Reproductive Work does not clarify to Sociology high school its major function, which is to examine and, above all, to see and say about a reality in which women are socially, historically and economically “conditioned” to practices and ideologies typical of capitalist patriarchy, here understood as reproduction subordinate to the demands of economic capital and manifestly cultural in the reproductive sense. This is, therefore, a research aimed at the visibility of Reproductive Work. To this end, at first, Marxian theoretical analyzes were made, as we understand that these do not only denounce the invisibility of reproductive work, but propose analyzes on overcoming this unequal sexual division of labor, from home to public life. In this sense, this dissertation seeks, in the school space, with the help of Theories of Social Representations and field research anchored, above all, in the analysis of the Discussion Groups, to seek theoretical and practical explanations on questions about the necessary sayability and visibility of the work reproductive as a sociologically analytical category in the Sociology classroom, and having said that, how, the Sociology teacher socially represents Reproductive Work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13150
dc.date.accessioned 2020-07-05T15:02:45Z
dc.date.available 2020-07-05
dc.date.available 2020-07-05T15:02:45Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de sociologia - ensino médio pt_BR
dc.subject Representações sociais - estudantes pt_BR
dc.subject Trabalho reprodutivo pt_BR
dc.subject Mulheres - trabalho reprodutivo pt_BR
dc.subject Patriarcado pt_BR
dc.subject Divisão sexual do trabalho pt_BR
dc.subject Gênero e trabalho pt_BR
dc.subject Sociology Teaching - high school pt_BR
dc.subject Social representations - students pt_BR
dc.subject Reproductive work pt_BR
dc.subject Women - reproductive work pt_BR
dc.subject Patriarchate pt_BR
dc.subject Sexual division of labor pt_BR
dc.subject Gender and work pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, José Rogério de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Social representations of high school students from the city of Afogados da Ingazeira (PE) about the reproductive work carried out in their homes. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, José Rogério de. Representações sociais de discentes do ensino médio do Município de Afogados da Ingazeira (PE) acerca do trabalho reprodutivo realizado em suas residências. 2020. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13150 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta