DSpace/Manakin Repository

Leitura: um olhar reflexivo entre teoria e prática no contexto escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho tem como tema central leitura um olhar reflexivo entre teoria e pratica no contexto escolar, realizado na Escola E.E.I.E.F. Padre Aristides Ferreira da Cruz, localizada na cidade de Aguiar com alunos do 5°. Portanto, considerando as indicações de alguns teóricos sobre a formação do leitor e analisando a dicotomia do desenvolvimento da leitura em sala de aula. Com o objetivo de despertar o habito e gosto pela leitura nos educandos, visto minimizar as dificuldades dos mesmos no que se refere ao processo de formação enquanto leitores. E sabido que nos tempos atuais a leitura tornou-se um meio de comunicação muito importante entre os "mundos", devido ao seu valor social como também ao desenvolvimento do intelecto humano, pois, a pessoa que e leitor ativo, tem mais conhecimentos, se expressa de forma clara e coerente. Em vista disso, faz-se necessário que educadores tenham uma boa formação para inserir em suas aulas metodologias direcionada a leitura para oferecer aos educandos varias possibilidades de despertar o habito e o gosto pela leitura. A intervenção do professor em toda e qualquer atividade e de fundamental importância para o exito do trabalho e do aluno, e as atividades devem ser portadoras de desafios e devem, acima de tudo, possibilitar ao aluno a utilização de seus conhecimentos prévios. Sendo assim, e de grande valia que os recursos didáticos sejam bem selecionados pelos educadores, contendo uma vasta e ampla diversidade de textos, isto significa que não basta apenas a atividade ser interessante e inovadora, ela precisa ser criteriosamente planejada para favorecer a construção de conhecimentos, auxiliando, dessa forma, no processo ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Leitura: um olhar reflexivo entre teoria e prática no contexto escolar. pt_BR
dc.date.issued 2008-04-05
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13151
dc.date.accessioned 2020-07-06T09:51:54Z
dc.date.available 2020-07-06
dc.date.available 2020-07-06T09:51:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de leitura pt_BR
dc.subject hábito de leitura pt_BR
dc.subject Formação de leitor pt_BR
dc.subject Leitura - metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Leitura - prática de ensino pt_BR
dc.subject Reading teaching pt_BR
dc.subject Reading habit pt_BR
dc.subject Reader training pt_BR
dc.subject Reading - teaching methodology pt_BR
dc.subject Reading - teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Elvira Maria Batista da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading: a reflective look between theory and practice in the school context. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Elvira Maria Batista da. Leitura: um olhar reflexivo entre teoria e prática no contexto escolar. 2008. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) -Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta