dc.creator.ID |
SILVA, E. M. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como tema central leitura um olhar reflexivo entre teoria e pratica no
contexto escolar, realizado na Escola E.E.I.E.F. Padre Aristides Ferreira da Cruz, localizada na cidade de Aguiar com alunos do 5°. Portanto, considerando as indicações de alguns teóricos sobre a formação do leitor e analisando a dicotomia do desenvolvimento da leitura em sala de aula. Com o objetivo de despertar o habito e gosto pela leitura nos educandos, visto minimizar as dificuldades dos mesmos no que se refere ao processo de formação enquanto leitores. E sabido que nos tempos atuais a leitura tornou-se um meio de comunicação muito importante entre os "mundos", devido ao seu valor social como também ao desenvolvimento do intelecto humano, pois, a pessoa que e leitor ativo, tem mais conhecimentos, se expressa de forma clara e coerente. Em vista disso, faz-se necessário que educadores tenham uma boa formação para inserir em suas aulas metodologias direcionada a leitura para oferecer aos educandos varias possibilidades de despertar o habito e o gosto pela leitura. A intervenção do professor em toda e qualquer
atividade e de fundamental importância para o exito do trabalho e do aluno, e as atividades
devem ser portadoras de desafios e devem, acima de tudo, possibilitar ao aluno a utilização de seus conhecimentos prévios. Sendo assim, e de grande valia que os recursos didáticos sejam bem selecionados pelos educadores, contendo uma vasta e ampla diversidade de textos, isto significa que não basta apenas a atividade ser interessante e inovadora, ela
precisa ser criteriosamente planejada para favorecer a construção de conhecimentos,
auxiliando, dessa forma, no processo ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Leitura: um olhar reflexivo entre teoria e prática no contexto escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-04-05 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13151 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-06T09:51:54Z |
|
dc.date.available |
2020-07-06 |
|
dc.date.available |
2020-07-06T09:51:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
hábito de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de leitor |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Reading teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Reading habit |
pt_BR |
dc.subject |
Reader training |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - teaching methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Elvira Maria Batista da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading: a reflective look between theory and practice in the school context. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Elvira Maria Batista da. Leitura: um olhar reflexivo entre teoria e prática no contexto escolar. 2008. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) -Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |