DSpace/Manakin Repository

Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ABRANTES, A. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.description.resumo 0 estudo da temática Availiação da Aprendizagem teve como objetivo analisar o processo avaliativo e as praticas desenvolvidas na Escola Estadual Antonio Teodoro Neto, localizado no município de Sousa - PB. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados com 05 professores da escola. Os dados foram coletados e posteriormente analisados a luz dos métodos quantitativo e qualitativo. As avaliações praticadas nas escolas publicas ainda não atendem aos interesses reais dos alunos. Desse modo, tornando o processo avaliativo um momento constrangedor para educando e educadores, pois ambos desconhecem a importância e a real finalidade da avaliação dentro do processo ensino-aprendizagem. As questões do questionário foram: Os professores gostam de avaliar os alunos; dificuldades enfrentadas para avaliar os alunos; quando avaliam os alunos; instrumentos utilizados para avaliar os alunos; aspecto que os professores consideram ao avaliar os alunos; concepções avaliativas dos professores; como se processa a recuperação dos conteúdos e quais os objetivos da avaliação. Os resultados da pesquisa apontam que alguns professores compreendem o processo avaliativo como aferição de capacidades e verificação de objetivos propostos, esboçando assim, uma concepção classificatória da avaliação, dificultando assim, o processo de construção do conhecimento, mas, por outro lado, constata-se também anseios de mudanças das praticas docentes o que possibilita avango no que diz respeito a superação das dificuldades do processo ensino aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. pt_BR
dc.date.issued 2008-04-05
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152
dc.date.accessioned 2020-07-06T10:26:49Z
dc.date.available 2020-07-06
dc.date.available 2020-07-06T10:26:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aprendizagem educacional pt_BR
dc.subject Avaliação educacional pt_BR
dc.subject Prática avaliativa pt_BR
dc.subject Processo ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Educational learning pt_BR
dc.subject Educational assessment pt_BR
dc.subject Evaluative practice pt_BR
dc.subject Teaching - learning process pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ABRANTES, Arinalda Brasil.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning assessment: the evaluative practice still present in the school. pt_BR
dc.identifier.citation ABRANTES, Arinalda Brasil. Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. 2008. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta