dc.creator.ID |
ABRANTES, A. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
0 estudo da temática Availiação da Aprendizagem teve como objetivo analisar o
processo avaliativo e as praticas desenvolvidas na Escola Estadual Antonio Teodoro
Neto, localizado no município de Sousa - PB. Utilizou-se como instrumento de
pesquisa o questionário com questões abertas e fechadas, aplicados com 05
professores da escola. Os dados foram coletados e posteriormente analisados a luz
dos métodos quantitativo e qualitativo. As avaliações praticadas nas escolas
publicas ainda não atendem aos interesses reais dos alunos. Desse modo, tornando
o processo avaliativo um momento constrangedor para educando e educadores,
pois ambos desconhecem a importância e a real finalidade da avaliação dentro do
processo ensino-aprendizagem. As questões do questionário foram: Os professores
gostam de avaliar os alunos; dificuldades enfrentadas para avaliar os alunos;
quando avaliam os alunos; instrumentos utilizados para avaliar os alunos; aspecto
que os professores consideram ao avaliar os alunos; concepções avaliativas dos
professores; como se processa a recuperação dos conteúdos e quais os objetivos
da avaliação. Os resultados da pesquisa apontam que alguns professores
compreendem o processo avaliativo como aferição de capacidades e verificação de
objetivos propostos, esboçando assim, uma concepção classificatória da avaliação,
dificultando assim, o processo de construção do conhecimento, mas, por outro lado,
constata-se também anseios de mudanças das praticas docentes o que possibilita
avango no que diz respeito a superação das dificuldades do processo ensino
aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-04-05 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13152 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-06T10:26:49Z |
|
dc.date.available |
2020-07-06 |
|
dc.date.available |
2020-07-06T10:26:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Prática avaliativa |
pt_BR |
dc.subject |
Processo ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Educational learning |
pt_BR |
dc.subject |
Educational assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluative practice |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ABRANTES, Arinalda Brasil. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning assessment: the evaluative practice still present in the school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ABRANTES, Arinalda Brasil. Avaliação da aprendizagem: a prática avaliativa ainda presente na escola. 2008. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |