dc.creator.ID |
LUNA, C. N. T. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho e um aprofundado estudo sobre as questões inerentes ao meio ambiente.
Objetiva-se na investigação, realizada na Escola Lica Dantas, na cidade de Cajazeiras - PB, sobre a contribuição do ensino de ciências na vivencia de uma cultura ambiental, bem como o trabalho desenvolvido pelos docentes no que diz respeito ao desenvolvimento do senso critico e a conscientização dos alunos para a preservação do meio. A pesquisa teve como embasamento teórico as ideias de Samuel Murgel Branco, Francisco A. Brito e João B. D. Câmara, Francisco Augusto Souza e entre outros, em busca de compreender o processo de desenvolvimento da sociedade humana e sua consequente interferência na natureza. Chega-se
a entender que a ação do homem sobre o meio ambiente tem representado, no decorrer de seu processo evolutivo e de dominação sobre a terra, uma crescente e intensa transformação do meio natural, ocasionando a destruição de vários ecossistemas. Realizou-se um estudo de caso
na tentativa de entender o trabalho desenvolvido sobre o meio ambiente na escola. Este estudo
se deu por meio de observação e de questionários. O trabalho encontra-se dividido da seguinte forma: Capitulo I, a fundamentação teórica. Capitulo II, a analise dos dados da pesquisa e por fim, a conclusão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
As contribuições do ensino de ciências e da educação ambiental para uma cultura de preservação da vida. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-04-04 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13155 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-06T10:55:45Z |
|
dc.date.available |
2020-07-06 |
|
dc.date.available |
2020-07-06T10:55:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Escola - cultura ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
School - environmental culture |
pt_BR |
dc.subject |
Public policy |
pt_BR |
dc.subject |
Environment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LUNA, Cícera Norma Tavares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contributions of science education and environmental education to a culture of preserving life. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LUNA, Cícera Norma Tavares de. As contribuições do ensino de ciências e da educação ambiental para uma cultura de preservação da vida. 2008. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |