DSpace/Manakin Repository

Avaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista e libertadora.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho analisa a pratica avaliativa de professores da Educação Infantil e Fundamental. A parte introdutória se configura como a narrativa sobre o que é a avaliação e como acontece essa pratica no contexto escolar do dia-a-dia em sala de aula alem de, procurar despertar nos professores interesse pelo objetivo de investigação, apresenta-se o tema da pesquisa tragando as linhas gerais do que se pretende demonstrar. A pesquisa centra seu foco investigativo sobre a avaliação a escola no sitio Picada dos Andrade da cidade de São Jose de Piranhas - PB. Aborda os principais entraves no processo avaliativo daquela escola. Trata das possibilidades para um processo de avaliação no campo, a partir da discussão dos fundamentos teóricos metodológicos da avaliação nas escolas do Ensino Infantil e Fundamental. Busca-se, portanto, demonstrar que a avaliação e fundamental para o asseguramento da cidadania, uma vez que traz benefícios valiosos para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem, vivenciam transformações sócio-culturais marcantes em suas vidas. O que se constata especialmente, e o grau de motivação dos alunos que veem a avaliação como forma de punição e não como meio de enriquecer o seu conhecimento e alargando o seu leque de capacidade de enfrentar problemas. A avaliação e um processo contínuo para o crescimento pessoal e, por conseguinte para a constituição do sujeito social. Outro fato incidente que se revela bastante preocupante na educação esta relacionado a formação de professores e sua pratica no ensino. Neste aspecto, os professores enfrentam circunstancias de mudanças que os obrigam a fazer mal o seu trabalho sendo assim, considerados como responsáveis imediatos pelas falhas do sistema de ensino. Ha diversos indicadores que se referem a uma mau qualidade do ensino: o avango das ciências, das tecnologias, as profundas mudanças sociais ocorridas na sociedade tem causado mal estar na profissão docente. Então, se faz necessário que o professor pense criticamente e estudar cientificamente a realidade, isto e, sob o ponto de vista histórico, aprendendo a realidade natural e social na sua transformação em objetos de conhecimento pela atuação humana passada e presente, incluindo a atividade própria do aluno de reelaboração desses objetos de conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista e libertadora. pt_BR
dc.date.issued 2009
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13160
dc.date.accessioned 2020-07-06T12:03:21Z
dc.date.available 2020-07-06
dc.date.available 2020-07-06T12:03:21Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem - avaliação pt_BR
dc.subject Rendimento escolar pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Teaching and learning - assessment pt_BR
dc.subject School performance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Leide Dayana Leite.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment of learning in a constructivist and liberating perspective. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, Leide Dayana Leite. Avaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista e libertadora. 2009. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta