dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho analisa a pratica avaliativa de professores da Educação Infantil e Fundamental. A parte introdutória se configura como a narrativa sobre o que é a avaliação e como acontece essa pratica no contexto escolar do dia-a-dia em sala de aula alem de, procurar despertar nos professores interesse pelo objetivo de investigação, apresenta-se o tema da pesquisa tragando as linhas gerais do que se pretende demonstrar. A pesquisa centra seu foco investigativo sobre
a avaliação a escola no sitio Picada dos Andrade da cidade de São Jose de Piranhas - PB.
Aborda os principais entraves no processo avaliativo daquela escola. Trata das possibilidades
para um processo de avaliação no campo, a partir da discussão dos fundamentos teóricos metodológicos da avaliação nas escolas do Ensino Infantil e Fundamental. Busca-se, portanto, demonstrar que a avaliação e fundamental para o asseguramento da cidadania, uma vez que traz benefícios valiosos para aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem, vivenciam transformações sócio-culturais marcantes em suas vidas. O que se constata especialmente, e o grau de motivação dos alunos que veem a avaliação como forma de punição e não como meio de enriquecer o seu conhecimento e alargando o seu leque de capacidade de enfrentar problemas. A avaliação e um processo contínuo para o crescimento
pessoal e, por conseguinte para a constituição do sujeito social. Outro fato incidente que se revela bastante preocupante na educação esta relacionado a formação de professores e sua pratica no ensino. Neste aspecto, os professores enfrentam circunstancias de mudanças que os
obrigam a fazer mal o seu trabalho sendo assim, considerados como responsáveis imediatos pelas falhas do sistema de ensino. Ha diversos indicadores que se referem a uma mau qualidade do ensino: o avango das ciências, das tecnologias, as profundas mudanças sociais ocorridas na sociedade tem causado mal estar na profissão docente. Então, se faz necessário
que o professor pense criticamente e estudar cientificamente a realidade, isto e, sob o ponto de
vista histórico, aprendendo a realidade natural e social na sua transformação em objetos de
conhecimento pela atuação humana passada e presente, incluindo a atividade própria do
aluno de reelaboração desses objetos de conhecimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista e libertadora. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13160 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-06T12:03:21Z |
|
dc.date.available |
2020-07-06 |
|
dc.date.available |
2020-07-06T12:03:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem - avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Rendimento escolar |
pt_BR |
dc.subject |
School evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and learning - assessment |
pt_BR |
dc.subject |
School performance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FERREIRA, Leide Dayana Leite. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment of learning in a constructivist and liberating perspective. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Leide Dayana Leite. Avaliação da aprendizagem numa perspectiva construtivista e libertadora. 2009. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2009. |
pt_BR |