dc.creator.ID |
MUNIZ, F. F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho visa identificar as dificuldades de aprendizagem: leitura nos anos iniciais do
ensino fundamental, foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Rosado
de Oliveira, localizada na rua Pe. Jerônimo Munhoz, S/N na cidade de Jerico-PB. 0 trabalho
foi realizado no fundamental 1, e a pesquisa foi efetivada com alunos da 2ª série composta de
30 alunos numa faixa etária entre 8 a 10 anos. Diante da problemática que assola a instituição
escolar que se constitui em reconhecer e somar as principais dificuldades encontradas no
processo ensino-aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e que
propomos uma tomada de consciência da pratica da leitura não só na instituição escolar, mas
na vida do educador, tornando-o cidadão critico. O trabalho foi realizado através de
instrumentos que possibilitam grande quantidade de informações que corresponde aos
questionários, entrevistas e registro de observações, os quais foram aplicados aos professores,
gestores e alunos. Para realizar o presente estudo optou-se por uma pesquisa de Estudo de
Caso, pois através desse processo e que temos oportunidade de uma relevante aproximação
com o tema estudado. Com o objetivo de entendermos melhor o tema estudado optamos por
selecionar itens relacionados a temática, dessa forma o primeiro capitulo e constituído por:
Evolução histórica da leitura, que aborda um pouco do histórico da leitura compreendendo
que na antiguidade o conhecimento era transmitido oralmente e que a leitura tinha caráter
religioso. O segundo item caracteriza-se por caracterizar as praticas de leitura na escola. O
item seguinte e composto por algumas considerações e conceitos de leitura que caracteriza-se
por identificar a importância da leitura e alguns conceitos atribuídos a mesma. O ultimo item
corresponde aos PCN'S e leitura, que inclui todo um relatório mostrando a concepção de
leitura para os PCN'S. O segundo capitulo e constituído pela analise dos dados que consta do
estudo de caso que relata o tipo de pesquisa que foi realizada como também o local e os
instrumentos utilizados para efetivação desse trabalho. Em seguida a analise dos questionários
aplicados ao publico alvo que corresponde aos alunos como também aos professores e
gestores, fazendo parte desse capitulo a analise do estagio juntamente com o registro do
caderno de campo. O terceiro capitulo corresponde as considerações finais e os anexos.
Compreendendo dessa forma uma seleção dos principais itens existentes nesse trabalho. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-04-05 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13162 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-06T13:10:23Z |
|
dc.date.available |
2020-07-06 |
|
dc.date.available |
2020-07-06T13:10:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Relação-professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura- evolução histórica |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - historical evolution |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MUNIZ, Franciene Figueiredo Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Learning to read in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MUNIZ, Franciene Figueiredo Silva. Aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |