DSpace/Manakin Repository

Aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MUNIZ, F. F. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho visa identificar as dificuldades de aprendizagem: leitura nos anos iniciais do ensino fundamental, foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Rosado de Oliveira, localizada na rua Pe. Jerônimo Munhoz, S/N na cidade de Jerico-PB. 0 trabalho foi realizado no fundamental 1, e a pesquisa foi efetivada com alunos da 2ª série composta de 30 alunos numa faixa etária entre 8 a 10 anos. Diante da problemática que assola a instituição escolar que se constitui em reconhecer e somar as principais dificuldades encontradas no processo ensino-aprendizagem da leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e que propomos uma tomada de consciência da pratica da leitura não só na instituição escolar, mas na vida do educador, tornando-o cidadão critico. O trabalho foi realizado através de instrumentos que possibilitam grande quantidade de informações que corresponde aos questionários, entrevistas e registro de observações, os quais foram aplicados aos professores, gestores e alunos. Para realizar o presente estudo optou-se por uma pesquisa de Estudo de Caso, pois através desse processo e que temos oportunidade de uma relevante aproximação com o tema estudado. Com o objetivo de entendermos melhor o tema estudado optamos por selecionar itens relacionados a temática, dessa forma o primeiro capitulo e constituído por: Evolução histórica da leitura, que aborda um pouco do histórico da leitura compreendendo que na antiguidade o conhecimento era transmitido oralmente e que a leitura tinha caráter religioso. O segundo item caracteriza-se por caracterizar as praticas de leitura na escola. O item seguinte e composto por algumas considerações e conceitos de leitura que caracteriza-se por identificar a importância da leitura e alguns conceitos atribuídos a mesma. O ultimo item corresponde aos PCN'S e leitura, que inclui todo um relatório mostrando a concepção de leitura para os PCN'S. O segundo capitulo e constituído pela analise dos dados que consta do estudo de caso que relata o tipo de pesquisa que foi realizada como também o local e os instrumentos utilizados para efetivação desse trabalho. Em seguida a analise dos questionários aplicados ao publico alvo que corresponde aos alunos como também aos professores e gestores, fazendo parte desse capitulo a analise do estagio juntamente com o registro do caderno de campo. O terceiro capitulo corresponde as considerações finais e os anexos. Compreendendo dessa forma uma seleção dos principais itens existentes nesse trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2008-04-05
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13162
dc.date.accessioned 2020-07-06T13:10:23Z
dc.date.available 2020-07-06
dc.date.available 2020-07-06T13:10:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Relação-professor-aluno pt_BR
dc.subject Leitura- evolução histórica pt_BR
dc.subject Prática de leitura pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Reading - historical evolution pt_BR
dc.subject Reading practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MUNIZ, Franciene Figueiredo Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Learning to read in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation MUNIZ, Franciene Figueiredo Silva. Aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta