dc.creator.ID |
SILVA, F. D. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CAMPOS, Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CAMPOS, M. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/709435374248625 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A intenção deste trabalho e destacar a necessidade de se inovar a pratica de leitura em
sala de aula. Defendemos sobretudo a motivação pedagógica para o habito de ler através
da articulação de varias atividades de a£ao educativa que se pretende trabalhar nas
series iniciais, para tanto, destacamos que o educador deve se conscientizar da
necessidade de se aprofundarern em estudos relativos a leitura. Desta forma, ressaltamos
a importância de se investir na pratica do ensino da leitura em sala de aula. Através das
teorias estudadas, podemos compreender qual o papel da escola frente a grande
necessidade de formação de alunos leitores, que se voltem com prazer para o "mundo"
da leitura, já que entendemos que ler se aprende lendo e sendo motivado a gostar da
leitura. O professor e também responsável pelos hábitos de leitura na escola, desta
forma, ele deve direcionar a leitura em sala de aula, explorando elementos necessários
ao desenvolvimento do aluno enquanto leitor, que precisa saber ler, não apenas
tecnicamente falando, mas, saber entender o que foi lido, só assim, pode-se pensar na
possibilidade da formação do leitor critico e autônomo diante da leitura realizada. De
acordo com a realidade da Escola Municipal Jaime Meira em Sousa - PB, foi possível
perceber que, na concepção dos professores, existem inúmeras dificuldades de
aprendizagem referente a leitura nas series iniciais do Ensino Fundamental, mas que a
cada dia buscam melhorias, que seriam praticas renovadoras para o melhor andamento
do processo ensino-aprendizagem referente a leitura. As atividades do estagio que tinha
como objetivo principal compreender a visão dos educadores a respeito do tema
trabalhado, bem como refletir em conjunto sobre os projetos e propostas que poderia
beneficiar estas praticas em sala de aula. Os temas discutidos voltavam-se para o
processo de ensino da leitura, as concepções teóricas acerca do tema e podemos dizer
que foram bastante proveitosas estas reflexões feitas durante cada encontro realizado na
referida escola. Portanto, percebemos o quanta a leitura e importante na vida do ser
humano, isto nos fez entender a necessidade de se trabalhar melhor esta questão, já que
faz parte da vida em sociedade. No contexto escolar, a leitura gera a atividade coletiva e
cooperativa, permitindo a criança vivenciar múltiplas relações com as outras,
planejando suas ações, assumindo responsabilidades, sendo agente de seus aprendizados e produzindo algo com sentido. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Desafios da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental da escola Jaime Meira Fontes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13164 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-06T13:45:17Z |
|
dc.date.available |
2020-07-06 |
|
dc.date.available |
2020-07-06T13:45:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Hábito de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura- séries iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas da leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Prática de ensino- leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading habit |
pt_BR |
dc.subject |
Reading- initial series |
pt_BR |
dc.subject |
Reading practices |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-reading practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Francisca Dias da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading challenges in the early grades of elementary school at Jaime Meira Fontes school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Francisca Dias da. Desafios da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental da escola Jaime Meira Fontes. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |