DSpace/Manakin Repository

Desafios da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental da escola Jaime Meira Fontes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, F. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAMPOS, Maria de Lourdes.
dc.contributor.advisor1ID CAMPOS, M. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/709435374248625 pt_BR
dc.description.resumo A intenção deste trabalho e destacar a necessidade de se inovar a pratica de leitura em sala de aula. Defendemos sobretudo a motivação pedagógica para o habito de ler através da articulação de varias atividades de a£ao educativa que se pretende trabalhar nas series iniciais, para tanto, destacamos que o educador deve se conscientizar da necessidade de se aprofundarern em estudos relativos a leitura. Desta forma, ressaltamos a importância de se investir na pratica do ensino da leitura em sala de aula. Através das teorias estudadas, podemos compreender qual o papel da escola frente a grande necessidade de formação de alunos leitores, que se voltem com prazer para o "mundo" da leitura, já que entendemos que ler se aprende lendo e sendo motivado a gostar da leitura. O professor e também responsável pelos hábitos de leitura na escola, desta forma, ele deve direcionar a leitura em sala de aula, explorando elementos necessários ao desenvolvimento do aluno enquanto leitor, que precisa saber ler, não apenas tecnicamente falando, mas, saber entender o que foi lido, só assim, pode-se pensar na possibilidade da formação do leitor critico e autônomo diante da leitura realizada. De acordo com a realidade da Escola Municipal Jaime Meira em Sousa - PB, foi possível perceber que, na concepção dos professores, existem inúmeras dificuldades de aprendizagem referente a leitura nas series iniciais do Ensino Fundamental, mas que a cada dia buscam melhorias, que seriam praticas renovadoras para o melhor andamento do processo ensino-aprendizagem referente a leitura. As atividades do estagio que tinha como objetivo principal compreender a visão dos educadores a respeito do tema trabalhado, bem como refletir em conjunto sobre os projetos e propostas que poderia beneficiar estas praticas em sala de aula. Os temas discutidos voltavam-se para o processo de ensino da leitura, as concepções teóricas acerca do tema e podemos dizer que foram bastante proveitosas estas reflexões feitas durante cada encontro realizado na referida escola. Portanto, percebemos o quanta a leitura e importante na vida do ser humano, isto nos fez entender a necessidade de se trabalhar melhor esta questão, já que faz parte da vida em sociedade. No contexto escolar, a leitura gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo a criança vivenciar múltiplas relações com as outras, planejando suas ações, assumindo responsabilidades, sendo agente de seus aprendizados e produzindo algo com sentido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Desafios da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental da escola Jaime Meira Fontes. pt_BR
dc.date.issued 2008
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13164
dc.date.accessioned 2020-07-06T13:45:17Z
dc.date.available 2020-07-06
dc.date.available 2020-07-06T13:45:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Hábito de leitura pt_BR
dc.subject Leitura- séries iniciais pt_BR
dc.subject Práticas da leitura pt_BR
dc.subject Prática de ensino- leitura pt_BR
dc.subject Reading habit pt_BR
dc.subject Reading- initial series pt_BR
dc.subject Reading practices pt_BR
dc.subject Teaching-reading practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Francisca Dias da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading challenges in the early grades of elementary school at Jaime Meira Fontes school. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Francisca Dias da. Desafios da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental da escola Jaime Meira Fontes. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta