DSpace/Manakin Repository

Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, J. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1124067068520914 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, M. J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo intitulado "Contextualizando o conhecimento e redescobrindo a Matemática" foi desenvolvido na Escola Estadual Dom. Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - Pb, e objetiva compreender as principais causas do processo ensino-aprendizagem Matemática ser tido como mecânico e descontextualizado com a realidade dos educandos. Imbuídos a este objetivo procuramos realizar um resgate histórico acerca do conhecimento matemático, bem como identificar as causas pelas quais ocorrem as dificuldades no tocante a aprendizagem deste saber; verificando como os recursos didáticos podem influenciar neste processo; e também evidenciar como se da a construção do conhecimento matemático através do aspecto lúdico. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica a luz de Kamii, Net©, Piaget, Vygostky, dentre outros, na qual investigamos algumas alternativas metodológicas que proporcionasse desmistificar alguns mitos relacionados a este saber, bem como possibilitar repensar o fazer matemático como algo vivo e dinâmico. Assim, desenvolvemos um estudo de caso referente a problemática posta, tendo em vista subsidiar tanto os docentes quanto os discentes na promoção de um ensino-aprendizagem contextualizado e acima de tudo comprometido com os interesses e necessidades dos educandos. Desta forma, acreditamos alcançar a construção de um saber matemático autônomo e interacionista, no qual a aprendizagem ocorre a partir do confronto de ideias e baseado essencialmente em atividades que façam parte da vida diária dos educandos, isto e uma aprendizagem verdadeiramente significativa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. pt_BR
dc.date.issued 2008-04-04
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169
dc.date.accessioned 2020-07-06T15:20:58Z
dc.date.available 2020-07-06
dc.date.available 2020-07-06T15:20:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática- estudo e ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem de matemática- dificuldades pt_BR
dc.subject Conhecimento matemática- construção pt_BR
dc.subject Matemática - historicidade pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Mathematics - study and teaching pt_BR
dc.subject Math learning - difficulties pt_BR
dc.subject Mathematical knowledge - construction pt_BR
dc.subject Mathematics - historicity pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Josefa Carolino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contextualizing knowledge and rediscovering the teaching-learning process of mathematics. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Josefa Carolino de. Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta