dc.creator.ID |
SOUZA, J. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1124067068520914 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, M. J. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo intitulado "Contextualizando o conhecimento e redescobrindo a
Matemática" foi desenvolvido na Escola Estadual Dom. Moisés Coelho, localizada na
cidade de Cajazeiras - Pb, e objetiva compreender as principais causas do processo
ensino-aprendizagem Matemática ser tido como mecânico e descontextualizado com a
realidade dos educandos. Imbuídos a este objetivo procuramos realizar um resgate
histórico acerca do conhecimento matemático, bem como identificar as causas pelas
quais ocorrem as dificuldades no tocante a aprendizagem deste saber; verificando como
os recursos didáticos podem influenciar neste processo; e também evidenciar como se
da a construção do conhecimento matemático através do aspecto lúdico. Para tanto,
fizemos uma pesquisa bibliográfica a luz de Kamii, Net©, Piaget, Vygostky, dentre
outros, na qual investigamos algumas alternativas metodológicas que proporcionasse
desmistificar alguns mitos relacionados a este saber, bem como possibilitar repensar o
fazer matemático como algo vivo e dinâmico. Assim, desenvolvemos um estudo de caso
referente a problemática posta, tendo em vista subsidiar tanto os docentes quanto os
discentes na promoção de um ensino-aprendizagem contextualizado e acima de tudo
comprometido com os interesses e necessidades dos educandos. Desta forma,
acreditamos alcançar a construção de um saber matemático autônomo e interacionista,
no qual a aprendizagem ocorre a partir do confronto de ideias e baseado essencialmente
em atividades que façam parte da vida diária dos educandos, isto e uma aprendizagem
verdadeiramente significativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2008-04-04 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169 |
|
dc.date.accessioned |
2020-07-06T15:20:58Z |
|
dc.date.available |
2020-07-06 |
|
dc.date.available |
2020-07-06T15:20:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática- estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de matemática- dificuldades |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento matemática- construção |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática - historicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Math learning - difficulties |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematical knowledge - construction |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics - historicity |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Josefa Carolino de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Contextualizing knowledge and rediscovering the teaching-learning process of mathematics. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Josefa Carolino de. Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
pt_BR |