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A leitura torna-se elemento essencial na subjetivização da comunicação e na
propagação da linguagem, já que atinge boa parte da população. Contudo, esse
meio de transmissão cultural, apresenta-se de forma variada, de acordo com os
grupos culturais a que pertence. Subsidiando-se de diversas concepções, a questão
da qualidade da leitura e claramente observada a partir da analise do índice socioeconômico
do seu meio, que definira de que forma a leitura chegara ao individuo, ou
seja, quanta mais alto o nível, melhor a qualidade da leitura. Ainda podendo
destacar outros fatores igualmente importantes no processo de emissão do saber
através da leitura, pode-se destacar, alem do interesse do individuo, a escola, o
professor e o meio no qual ele esta inserido. Para que a leitura não passe somente
pelos olhos, e necessário que haja uma compreensão do que foi lido; esse processo
decorre da relação entre autor e leitor, onde o texto e elemento intermediário, que,
apos a transmissão da linguagem, encarregara o receptor de questionar as ideias e
tirar sua reflexões. Este trabalho objetiva analisar a leitura como processo de
mediação da aprendizagem e do conhecimento, a principio foi utilizado um
questionário contendo questões abertas e fechadas com uma amostra de 04
professores das series iniciais do ensino fundamental; realizou-se ainda um estagio,
onde foram trabalhados textos para discussão, reflexão e sugestões. Através deste
estagio foi possível verificar o posicionamento dos professores a respeito da
temática. Dos quatro profissionais sujeitos da pesquisa 03 atuam a mais de 10 anos
como profissional e apenas 1 atua a menos de 10 anos. A faixa etária destes
professores compreende entre 30 - 45 anos de idade. Apenas um dos quatros
professores possui o magistério, já os demais possuem graduação em Pedagogia.
Conclui-se, contudo, que o educador deve propiciar um ambiente acolhedor e
adequado ao ato de ler, na biblioteca, na sala de leitura, e na safa de aula (com o
cantinho de leitura). Nesses três espaços, o mobiliário deve estar adequado: As
estantes devem ser baixas, para que o aluno possa alcançar o livro no momento de
apanha-lo. As mesas e cadeiras devem estar adequadas ao tamanho dos alunos. O
acervo de livros deve ser bem variado, estar classificado de acordo com o tipo de
leitura, isto e, o gênero textual e devem estar em boas condições de uso. O aluno
deve se sentir a vontade nestes espaços para que fique motivado a ler. Alem dos
livros, esses espaços podem oferecer textos diversos como charges e textos de
jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações e outros, dispostos dentro de
uma caixa (a caixa de leitura). Esses textos devem ser disponibilizados aos alunos.
O educador deve trabalhar a leitura com o aluno, de modo que este se tome um
Ieitor critico e depois um autor critico. Para tal, devera oferecer todos os elementos
citados acima. |
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