DSpace/Manakin Repository

A leitura como processo de mediação da aprendizagem e do conhecimento.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MOREIRA, L. R. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6763125706111738 pt_BR
dc.description.resumo A leitura torna-se elemento essencial na subjetivização da comunicação e na propagação da linguagem, já que atinge boa parte da população. Contudo, esse meio de transmissão cultural, apresenta-se de forma variada, de acordo com os grupos culturais a que pertence. Subsidiando-se de diversas concepções, a questão da qualidade da leitura e claramente observada a partir da analise do índice socioeconômico do seu meio, que definira de que forma a leitura chegara ao individuo, ou seja, quanta mais alto o nível, melhor a qualidade da leitura. Ainda podendo destacar outros fatores igualmente importantes no processo de emissão do saber através da leitura, pode-se destacar, alem do interesse do individuo, a escola, o professor e o meio no qual ele esta inserido. Para que a leitura não passe somente pelos olhos, e necessário que haja uma compreensão do que foi lido; esse processo decorre da relação entre autor e leitor, onde o texto e elemento intermediário, que, apos a transmissão da linguagem, encarregara o receptor de questionar as ideias e tirar sua reflexões. Este trabalho objetiva analisar a leitura como processo de mediação da aprendizagem e do conhecimento, a principio foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas com uma amostra de 04 professores das series iniciais do ensino fundamental; realizou-se ainda um estagio, onde foram trabalhados textos para discussão, reflexão e sugestões. Através deste estagio foi possível verificar o posicionamento dos professores a respeito da temática. Dos quatro profissionais sujeitos da pesquisa 03 atuam a mais de 10 anos como profissional e apenas 1 atua a menos de 10 anos. A faixa etária destes professores compreende entre 30 - 45 anos de idade. Apenas um dos quatros professores possui o magistério, já os demais possuem graduação em Pedagogia. Conclui-se, contudo, que o educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, na biblioteca, na sala de leitura, e na safa de aula (com o cantinho de leitura). Nesses três espaços, o mobiliário deve estar adequado: As estantes devem ser baixas, para que o aluno possa alcançar o livro no momento de apanha-lo. As mesas e cadeiras devem estar adequadas ao tamanho dos alunos. O acervo de livros deve ser bem variado, estar classificado de acordo com o tipo de leitura, isto e, o gênero textual e devem estar em boas condições de uso. O aluno deve se sentir a vontade nestes espaços para que fique motivado a ler. Alem dos livros, esses espaços podem oferecer textos diversos como charges e textos de jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações e outros, dispostos dentro de uma caixa (a caixa de leitura). Esses textos devem ser disponibilizados aos alunos. O educador deve trabalhar a leitura com o aluno, de modo que este se tome um Ieitor critico e depois um autor critico. Para tal, devera oferecer todos os elementos citados acima. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A leitura como processo de mediação da aprendizagem e do conhecimento. pt_BR
dc.date.issued 2008-04-04
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13171
dc.date.accessioned 2020-07-06T16:00:55Z
dc.date.available 2020-07-06
dc.date.available 2020-07-06T16:00:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Aprendizagem de leitura pt_BR
dc.subject Leitor- estágio e formação pt_BR
dc.subject Leitura- construção do cidadão pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Learning to read pt_BR
dc.subject Reader - internship and training pt_BR
dc.subject Reading - construction of the citizen pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MOREIRA, Luana Ribeiro Boerato.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading as a process of mediation of learning and knowledge. pt_BR
dc.identifier.citation MOREIRA, Luana Ribeiro Boerato. A leitura como processo de mediação da aprendizagem e do conhecimento. 45f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta