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Acolhimento na estratégia de saúde da família: percepção dos usuários.

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dc.creator.ID CUNHA, A. R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4284737266079973 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA JÚNIOR, José Ferreira.
dc.contributor.advisor1ID LIMA JÚNIOR, José Ferreira. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2482708931624404 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MOREIRA, Maria Rosilene Cândido.
dc.contributor.advisor-co1ID MOREIRA, M. R. C. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7476207605884853 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Cláudia Maria.
dc.description.resumo 0 acolhimento propoe, principalmente, reorganizar o servico, no sentido da garantia do acesso universal, da resolubilidade e do atendimento humanizado. Oferecer sempre uma resposta positiva ao problema de saude apresentado pelo usuario e a traducao da ideia basica do acolhimento, que se construiu como diretriz operacional. Este estudo teve como objetivo conhecer a percepcao dos usuarios acerca do acolhimento nos servicos da Atencao Basica de Saude do Municipio de Cajazeiras - PB no rnes dc Maio de 2011. Trata~se de um estudo de campo descritivo que se orientou pela abordagem qualitativa de pesquisa. 0 estudo ocorreu nas areas de abrangencia de duas unidades basicas de saude da familia do municipio de Cajazeiras. Participaram do estudo 40 usuarios, sendo escolhidos vinte sujeitos em cada unidade basica de saude na faixa etaria de 20 a 39 anos, os quais compareceram a unidade por demanda espontanea, no turno da manha no mds da coleta. Essa se deu atraves de entrevista com auxilio de gravador de voz no domicilio. Os dados obtidos foram analisados pela tecnica do discurso do sujeito coletivo. Os aspectos eticos foram rigorosamente cumpridos pela Resolucao 196/96 em pesquisas com seres humanos, aprovada pelo comite de etica da Universidade Estadual da Paraiba em 13/05/2011, Dos 40 participantes, 06 recusaram a participar da entrevista. De acordo com os discursos do sujeito coletivo, pereebem-se algumas dificuldades de acesso; o cuidado recebido e com educacao e respeito, de forma igual e humanizada; a receptividade dispensada e de boa qualidade. Nota-se que os clientes se satisfazem com o atendimento, propondo mudancas com comparecimento dos medicos todos os dias; a quantidade de medicacoes suficientes; ao aumento no numero de atendimentos diarios; uma melhor infra-estrutura fisica da unidade com um maior espaco e conforto, e mais valorizapao dos profissionais atraves do aumento de salario e capacitacoes. Observa-se um bom acolhimento com predominancia do modelo hegemonico com os pedidos de exames, receitas, atestados e os procedimentos odontologicos curativos; a forrnacao do vinculo acontece de forma lenta e gradual e a resolubilidade apresenta-se como ponto positivo. Conclui-se, de modo geral, sob a otica dos usuarios, a experiencia das ESFs do Municipio de Cajazeiras - PB pode ser considerada satisfatoria, oportunizando o fortalecimento da aten?ao basica e a humanizacao do setor, com resolubilidade dos problemas, contribuindo para o acesso, e consequentemente, para um bom acolhimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem. pt_BR
dc.title Acolhimento na estratégia de saúde da família: percepção dos usuários. pt_BR
dc.date.issued 2011
dc.description.abstract The host proposes mainly to reorganize the service, towards ensuring universal access, problem-solving and humanized care. Always offer a positive response to the health problem presented by the user is translating the basic idea of the reception, which was constructed as operational directive. This study aimed to assess the users' perception about the host of services in primary health care in the city of Cajazeiras - PB in May 2011. This is a descriptive field study was guided by a qualitative approach. The study occurred in the catchment areas of two basic units of family health in the municipality of Cajazeiras. 40 users participated in the study, twenty subjects were selected in each primary care unit in the age group 20-39 years, who attended the clinic for spontaneous demand, in the morning in the month of collection. This was done through interviews with aid of a voice recorder in the same unit. The data were analyzed using the Collective Subject Discourse. The ethical aspects were adhered to by Resolution 196/96 on research with human subjects, approved by the ethics committee of the State University of Paraiba on 13/05/2011. Of the 40 participants, 06 refused to participate in the interview. According to the collective subject discourse, it can be seen some difficulties of access, care must be received with courtesy and respect, equally and humanized; receptivity dispensed is of good quality. Note that customers are satisfied with the service, proposing changes to the attending physicians every day, a sufficient amount of medication, the increase in the number of daily visits, better physical infrastructure of the unit with greater space and comfort and more valuing workers by increasing pay and training. There is a good host with a predominance of hegemonic model with applications for examinations, recipes, testimonials and curative dental procedures; bond formation occurs slowly and gradually and solving presents itself as a positive. It is concluded, in general, from the perspective of users, the experience of the Municipality of FHTs Cajazeiras - PB can be considered satisfactory, contributing to the strengthening of primary care and humanization of the sector, with the solving of problems, contributing to access, and consequently, a good host. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13180
dc.date.accessioned 2020-07-07T15:42:13Z
dc.date.available 2020-07-07
dc.date.available 2020-07-07T15:42:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Saúde da família pt_BR
dc.subject Humanização pt_BR
dc.subject Acolhimento pt_BR
dc.subject Acolhimento no SUS pt_BR
dc.subject Family Health pt_BR
dc.subject Humanization pt_BR
dc.subject Welcome pt_BR
dc.subject Reception in SUS pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CUNHA, Amanda Rodrigues Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative User embracement in the family health strategy: users' perception. pt_BR
dc.identifier.citation CUNHA, Amanda Rodrigues Medeiros. Acolhimento na estratégia de saúde da família: percepção dos usuários. 2011. 73f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011. pt_BR


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