dc.creator.ID |
CUNHA, A. R. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4284737266079973 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA JÚNIOR, José Ferreira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA JÚNIOR, José Ferreira. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2482708931624404 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MOREIRA, Maria Rosilene Cândido. |
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dc.contributor.advisor-co1ID |
MOREIRA, M. R. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7476207605884853 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERNANDES, Cláudia Maria. |
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dc.description.resumo |
0 acolhimento propoe, principalmente, reorganizar o servico, no sentido da garantia do
acesso universal, da resolubilidade e do atendimento humanizado. Oferecer sempre uma
resposta positiva ao problema de saude apresentado pelo usuario e a traducao da ideia
basica do acolhimento, que se construiu como diretriz operacional. Este estudo teve
como objetivo conhecer a percepcao dos usuarios acerca do acolhimento nos servicos da
Atencao Basica de Saude do Municipio de Cajazeiras - PB no rnes dc Maio de 2011.
Trata~se de um estudo de campo descritivo que se orientou pela abordagem qualitativa
de pesquisa. 0 estudo ocorreu nas areas de abrangencia de duas unidades basicas de
saude da familia do municipio de Cajazeiras. Participaram do estudo 40 usuarios, sendo
escolhidos vinte sujeitos em cada unidade basica de saude na faixa etaria de 20 a 39
anos, os quais compareceram a unidade por demanda espontanea, no turno da manha no
mds da coleta. Essa se deu atraves de entrevista com auxilio de gravador de voz no
domicilio. Os dados obtidos foram analisados pela tecnica do discurso do sujeito
coletivo. Os aspectos eticos foram rigorosamente cumpridos pela Resolucao 196/96 em
pesquisas com seres humanos, aprovada pelo comite de etica da Universidade Estadual
da Paraiba em 13/05/2011, Dos 40 participantes, 06 recusaram a participar da entrevista.
De acordo com os discursos do sujeito coletivo, pereebem-se algumas dificuldades de
acesso; o cuidado recebido e com educacao e respeito, de forma igual e humanizada; a
receptividade dispensada e de boa qualidade. Nota-se que os clientes se satisfazem com
o atendimento, propondo mudancas com comparecimento dos medicos todos os dias; a
quantidade de medicacoes suficientes; ao aumento no numero de atendimentos diarios;
uma melhor infra-estrutura fisica da unidade com um maior espaco e conforto, e mais
valorizapao dos profissionais atraves do aumento de salario e capacitacoes. Observa-se
um bom acolhimento com predominancia do modelo hegemonico com os pedidos de
exames, receitas, atestados e os procedimentos odontologicos curativos; a forrnacao do
vinculo acontece de forma lenta e gradual e a resolubilidade apresenta-se como ponto
positivo. Conclui-se, de modo geral, sob a otica dos usuarios, a experiencia das ESFs do
Municipio de Cajazeiras - PB pode ser considerada satisfatoria, oportunizando o
fortalecimento da aten?ao basica e a humanizacao do setor, com resolubilidade dos
problemas, contribuindo para o acesso, e consequentemente, para um bom acolhimento. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem. |
pt_BR |
dc.title |
Acolhimento na estratégia de saúde da família: percepção dos usuários. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2011 |
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dc.description.abstract |
The host proposes mainly to reorganize the service, towards ensuring universal access,
problem-solving and humanized care. Always offer a positive response to the health
problem presented by the user is translating the basic idea of the reception, which was
constructed as operational directive. This study aimed to assess the users' perception
about the host of services in primary health care in the city of Cajazeiras - PB in May
2011. This is a descriptive field study was guided by a qualitative approach. The study
occurred in the catchment areas of two basic units of family health in the municipality
of Cajazeiras. 40 users participated in the study, twenty subjects were selected in each
primary care unit in the age group 20-39 years, who attended the clinic for spontaneous
demand, in the morning in the month of collection. This was done through interviews
with aid of a voice recorder in the same unit. The data were analyzed using the
Collective Subject Discourse. The ethical aspects were adhered to by Resolution 196/96
on research with human subjects, approved by the ethics committee of the State
University of Paraiba on 13/05/2011. Of the 40 participants, 06 refused to participate in
the interview. According to the collective subject discourse, it can be seen some
difficulties of access, care must be received with courtesy and respect, equally and
humanized; receptivity dispensed is of good quality. Note that customers are satisfied
with the service, proposing changes to the attending physicians every day, a sufficient
amount of medication, the increase in the number of daily visits, better physical
infrastructure of the unit with greater space and comfort and more valuing workers by
increasing pay and training. There is a good host with a predominance of hegemonic
model with applications for examinations, recipes, testimonials and curative dental
procedures; bond formation occurs slowly and gradually and solving presents itself as a
positive. It is concluded, in general, from the perspective of users, the experience of the
Municipality of FHTs Cajazeiras - PB can be considered satisfactory, contributing to the
strengthening of primary care and humanization of the sector, with the solving of
problems, contributing to access, and consequently, a good host. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13180 |
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dc.date.accessioned |
2020-07-07T15:42:13Z |
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dc.date.available |
2020-07-07 |
|
dc.date.available |
2020-07-07T15:42:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde da família |
pt_BR |
dc.subject |
Humanização |
pt_BR |
dc.subject |
Acolhimento |
pt_BR |
dc.subject |
Acolhimento no SUS |
pt_BR |
dc.subject |
Family Health |
pt_BR |
dc.subject |
Humanization |
pt_BR |
dc.subject |
Welcome |
pt_BR |
dc.subject |
Reception in SUS |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CUNHA, Amanda Rodrigues Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
User embracement in the family health strategy: users' perception. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CUNHA, Amanda Rodrigues Medeiros. Acolhimento na estratégia de saúde da família: percepção dos usuários. 2011. 73f. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2011. |
pt_BR |