Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho foi desenvolvido com o propósito de superar as dificuldades inerentes ao processo de leitura. Objetivo deste trabalho evidenciar a importância da leitura para a formação cidadã do educando. Refletir sobre o processo de leitura vivenciado na escola e ainda identificar o significado social da leitura para o aluno. Por fim, pretende-se analisar as práticas docentes em relação à formação de alunos leitores e os recursos didáticos utilizados no processo de desenvolvimento da leitura. A referida pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Pereira Lima, do município de São José De Piranhas- PB. A parte metodológica correspondente aos procedimentos técnicos utilizados para a obtenção dos dados necessários ao desenvolvimento da pesquisa, em seguida, realizamos uma pesquisa-ação, por estar diretamente vinculada ao objetivo de estudo. É fundamental que os educandos possam vivenciar na escola situações em que a leitura esteja vinculada diretamente ao prazer e ao atendimento das necessidades cotidianas. Entendemos que a leitura deve ir além da ala de aula, deve incorporar novos hábitos de leitura, visto que na atualidade existem diversos tipos, sendo assim, a leitura é de grande importância para a vida das pessoas, é por isso, que ela é uma das atividades indispensáveis desenvolvidas pelos professores para a formação dos educandos, como um dos elementos fundamentais para o exercício da cidadania. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Leitura: um processo em construção. pt_BR
dc.date.issued 2007-05-09
dc.description.abstract This work was developed with the purpose of overcoming the difficulties inherent to the reading process. Objective of this work is to highlight the importance of reading for the student's citizen formation. Reflect on the reading process experienced at school and also identify the social meaning of reading for the student. Finally, it is intended to analyze teaching practices in relation to the training of student readers and the didactic resources used in the process of developing reading. This research was carried out at the Joaquim Pereira Lima Municipal Elementary School, in the municipality of São José De Piranhas- PB. The methodological part corresponding to the technical procedures used to obtain the necessary data for the development of the research, then we carry out an action research, as it is directly linked to the study objective. It is essential that students can experience situations in school where reading is directly linked to pleasure and meeting everyday needs. We understand that reading must go beyond the classroom wing, it must incorporate new reading habits, since nowadays there are several types, therefore, reading is of great importance for people's lives, that is why it is a the indispensable activities developed by teachers for the training of students, as one of the fundamental elements for the exercise of citizenship. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13184
dc.date.accessioned 2020-07-07T21:56:24Z
dc.date.available 2020-07-07
dc.date.available 2020-07-07T21:56:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Leitura-prática pt_BR
dc.subject Leitura-importância pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Reading-practice pt_BR
dc.subject Reading-importance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Adriana de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading: a process under construction. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Adriana de. Leitura: um processo em construção. 2007. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2007. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta